limpar filtros
Questões por página:
“Um paciente de 75 anos, etilista, apresenta quadro de cefaleia, febre e rigidez de nuca há um dia. Foi feita punção lombar que revelou celularidade: 1.000 células/mm³ com 65% de polimorfonucleares, glicose: 10 mg/dL e proteínas: 70 mg/dL. A coloração por Gram revelou bacilos Gram-positivos.” De acordo com a história e os resultados dos exames, e em caso de positividade na cultura do líquor deste paciente, assinale o micro-organismo que provavelmente será encontrado.
Em relação ao vírus Influenza, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O vírus influenza do tipo B é o responsável pela ocorrência da maioria das epidemias de gripe.
II. A vacina trivalente oferecida pelo Ministério da Saúde em 2016 apresenta cobertura contra os subtipos A, B e C do vírus Influenza.
III. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os candidatos elegíveis à doação de sangue que tiverem sido vacinados contra influenza devem ser considerados como inaptos temporariamente pelo período de 48 horas.
 
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
“Paciente do sexo masculino, 60 anos de idade, etilista e tabagista, apresenta há dois dias quadro de febre com calafrios, tosse produtiva, dispneia, dor torácica e diarreia. Ao exame físico: regular estado geral, consciente, dispneico, temperatura axilar: 41°C, FC: 90 bpm, PA: 116 x 76 mmHg, MV +, crepitações em base esquerda, FR: 32 irpm. Laboratório: Hb: 11 g/dL, Leucócitos: 16.000/mm³, Plaquetas: 170.000/mm³, Na: 130mEq/L, K: 5,0 mEq/L, Ureia: 20 mg/dL, Creatinina: 0,9 mg/dL e TGO (AST): 250 UI/L. Radiografia de tórax: infiltrado broncopneumônico em base pulmonar esquerda.” As alterações apresentadas por este paciente sugerem a seguinte etiologia para a pneumonia:
Conforme as recomendações da American Heart Association (AHA) com relação ao controle dos níveis séricos colesterol LDL (LDL-c) e à prevenção primária de eventos cardiovasculares, além das modificações do estilo de vida, assinale a estratégia recomendada para um paciente de 58 anos, sem doença cardiovascular aterosclerótica clinicamente manifesta, e que apresenta um valor de LDL-c de 230 mg/dL.
“Um paciente de 40 anos apresenta quadro de obesidade central, estrias violáceas em abdômen, acne e níveis pressóricos elevados e de difícil controle. É iniciada investigação para hipercortisolismo. Apresentou, ainda, cortisol urinário de 24 horas aumentado, assim como a dosagem do cortisol salivar noturno. Foi feita então dosagem do ACTH, que se apresentou suprimido.” De acordo com a situação atual do paciente, qual o próximo passo na investigação?