limpar filtros
Questões por página:
A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica que acomete preferencialmente a coluna vertebral, podendo evoluir com rigidez e limitação funcional progressiva do esqueleto axial. Para a confirmação da EA, pode-se utilizar os seguintes critérios de Nova York modificados, EXCETO:
Anemia de Doença Crônica (ADC) é usualmente definida como a anemia que ocorre em distúrbios infecciosos crônicos, inflamatórios ou doenças neoplásicas, e é uma das síndromes clínicas mais comuns na prática clínica. Como se caracteriza a anemia de doença crônica?
“A síndrome do túnel do carpo é definida pela compressão do nervo ______________________ no punho. É a mais frequente das síndromes compressivas e a causa mais frequente é a idiopática.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Sobre o hipotireoidismo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) Existem evidências que sugerem uma associação entre hipotireoidismo subclínico, eventos coronarianos e mortalidade, especialmente para indivíduos com menos de 65 anos.
( ) Ultrassonografia de rotina da tiroide é recomendada em pacientes com hipotiroidismo clínico ou subclínico. Além disso, deve ser considerada para pacientes sem anticorpos da tireoide para identificar pacientes com tireoidite autoimune.
( ) No caso da necessidade de se afastar hipotireoidismo subclínico porque o paciente pertence a qualquer um dos grupos de risco, sugere-se uma determinação inicial do TSH. Se estiver elevado, deve-se repetir o teste junto com o T4 livre 2-3 meses mais tarde para confirmar o diagnóstico. Também se sugere a determinação de anti-TPO para definir a presença de autoimunidade tireoidiana.
 
A sequência está correta em
Sobre a introdução de tratamento com insulina no Diabetes mellitus (DM), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) Deve-se utilizar em pacientes nos quais a distinção entre Diabetes mellitus tipo I ou II não for evidente.
 
( ) Deve ser assegurada em crianças e adolescentes com Diabetes mellitus tipo II que tenham cetose ou cetoacidose diabética.
 
( ) Deve-se utilizar sempre que o paciente apresente, em coleta aleatória de glicose plasmática ou venosa, valor ≥ 210 mg/dl ou HbA1c > 8,0%.
 
A sequência está correta em