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O Desenvolvimento Organizacional – DO é um conjunto de intervenções planejadas de mudança organizacional construída sobre valores humanísticos e democráticos que objetivam potencializar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários. É um esforço a longo prazo e sua efetividade está relacionada ao apoio da alta gestão. Podemos considerar o DO como um processo de mudança organizacional que se aplica em 03 fases:
O surgimento da Escola Humanística da Administração foi a partir de um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração.
Podemos dizer que um dos fatos que originou esse surgimento foi o:
A Teoria da Contingência explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
Nesse sentido, o conceito de ambiente se refere a:
Nas organizações podemos verificar quanto ao processo de tomada de decisão gerencial a partir do grau de centralização/descentralização.
A centralização promove a retenção do processo decisório na cúpula da organização, nessa situação, encontramos a seguinte vantagem:
Na preparação da nova administração da política de recursos humanos temos o projeto de valorização do servidor para a cidadania que busca proporcionar melhores condições no atendimento do serviço público de qualidade e de prontidão aos cidadãos brasileiros.
Este projeto apresenta como objetivos prioritários: