limpar filtros
Questões por página:


Homem de vinte e cinco anos de idade, melanoderma, compareceu a unidade odontológica para a remoção de terceiro molar superior. Por imagem radiográfica, constatou-se aumento de volume radiopaco fundido ao ápice do dente 37 circundado por um fino halo radiolúcido, conforme indicado pela seta na imagem radiográfica a. Foi solicitada a realização de tomografia, para confirmação das características previamente identificadas. As imagens da tomografia correspondem às indicadas pelas letras b e c.

Considerando-se o aspecto patognomônico da lesão, é correto afirmar que se trata de


A radiografia apresentada refere-se ao exame de um paciente de vinte e cinco anos de idade que se queixava de dor espontânea na região inferior direita da face. Na realização do teste térmico de sensibilidade pulpar a frio no dente 46, houve exacerbação da dor.

Nesse caso clínico, o diagnóstico do paciente é de pulpite

Durante a análise de um exame radiográfico periapical, o cirurgião dentista observou que as imagens não estavam satisfatórias, pois três radiografias periapicais apresentavam manchas marrons em suas películas.

Esse tipo de falha de processamento das imagens poderia ter sido evitado se tivesse sido aumentado o tempo de

Uma mulher de vinte e três anos de idade compareceu ao consultório odontológico para a extração de dentes. Na anamnese, ela relatou ser portadora de anemia.

Devido à possibilidade de agravamento do quadro sistêmico da paciente, a ela é contraindicado, para anestesia local, o sal anestésico

As características anatômicas e a quantidade de osso remanescente são subsídios básicos para a indicação de reabilitação implanto suportada. Com relação às medições fundamentais e específicas para a colocação de implantes na mandíbula, julgue os itens a seguir.

I Na região anterior, o implante deve ser colocado, no mínimo, 2 mm antes do aspecto mais anterior do forame ósseo mentual.

II Na região posterior, os implantes devem ser colocados, no mínimo, 2 mm acima do canal mandibular.

III Havendo necessidade de colocação de implantes adjacentes, a distância mínima entre as duas superfícies externas dos implantes deve ser de 3 mm.

IV Havendo dentes contíguos à área edêntula, o implante deve ser colocado a, no mínimo, 3 mm de distância do dente natural.

Estão certos apenas os itens