limpar filtros
Questões por página:

As proposições que se seguem tratam do trabalho, subjetividade e saúde psíquica. Com base nessa temática, relacione adequadamente os conceitos às proposições.

1. Alienação.

2. Ergonomia.

3. Sublimação.

4. Taylorismo.

( ) Possibilita a identificação do espaço existente entre o trabalho real e o trabalho prescrito

( ) Conceito que evidencia o processo de ruptura de vínculo com as realidades subjetiva, mental, social e cultural.

( ) Conceito cuja finalidade, no contexto do trabalho, permite a apreensão do sujeito como alguém portador de uma história singular construída desde a infância.

( ) Consiste em um sistema por meio do qual é possível detalhar uma organização a partir da identificação da produção e do rendimento viabilizados em tempo e esforços mínimos.

A sequência está correta em

A partir da década de 1980, o estudo das emoções no contexto do trabalho torna-se uma constante no âmbito da psicologia organizacional e do trabalho, sinalizando, cada vez mais, a importância de indicadores de saúde e de gerenciamento do stress no contexto do trabalho. Em relação a esses estudos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O trabalho emocional coloca em pauta o trabalho entendido como objeto depositário de emoções e afetos, com seus sentidos e significados.

( ) As emoções dirigidas ao trabalho, no contexto em que este ocorre, ressaltam a repercussão de eventos emocionais experimentados fora do ambiente de trabalho.

( ) As emoções para o trabalho ocupam-se das regras de sentimentos, emoções e dos custos decorrentes para atender às demandas organizacionais, embora se destoem dos sentimentos internos do trabalhador.

( ) O trabalho com emoções descarta as características e a natureza da ocupação ou profissão capazes de mobilizar outras emoções que exigem do trabalhador forte identidade profissional e investimento afetivo para um bom desempenho.

( ) O contexto das emoções no trabalho implica no reconhecimento de que a qualidade do ambiente de trabalho decorre em grande parte das relações e interações estabelecidas, as quais propiciam tanto o adoecimento quanto o equilíbrio emocional e o sentido de vida.

A sequência está correta em

Analise as afirmativas correlatas.

I. “O entendimento do modo pelo qual se elaboram as facetas sofrimento e prazer na organização do trabalho é indispensável para se tentar uma interpretação mais global dos laços entre trabalho e saúde e, também, para se procurarem alternativas satisfatórias.”

PORQUE

II. “Para a investigação da relação entre transtornos psíquicos e de comportamentos com o trabalho é necessário desconsiderar a situação de desemprego, tendo em vista que se trata de uma problemática socioeconômica e externa ao ambiente de uma determinada organização, sem relação com os transtornos mentais relacionados ao trabalho.”

Assinale a alternativa correta.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “Christophe Dejours é um autor destacado nas perspectivas psicodinâmicas acerca do trabalho, tendo sua teoria sido considerada inovadora.”

PORQUE

II. “Embora a perspectiva psicodinâmica tenha origem na década de 1950 com Le Guillant, por meio das propostas de observações sistemáticas a respeito da relação entre trabalho e psicopatologia, bem como a controversa explanação de Guillon, em 1962, de que tal relação não existe; é Dejours quem propõe o estudo, no contexto do trabalho, do espaço que separa comportamentos livres dos estereotipados; da significação e das formas de sofrimento e da coletividade, buscando intervenções voltadas para a organização à qual os indivíduos estejam submetidos.”

Assinale a alternativa correta.

Estudos pertinentes à saúde no trabalho e gerenciamento do estresse evidenciam que, nocontexto de aumento de afastamentos por problemas de saúde, é necessário rever e/ou melhor identificar as possibilidades de prevenção e intervenção no que se refere à saúde do trabalhador. Considerando esse apontamento, analise as afirmativas a seguir.

l. No âmbito da saúde do trabalhador, as possibilidades de prevenção e intervenção mais frequentes são aquelas que abarcam as dimensões do estresse, da psicodinâmica do trabalho e da epidemiologia.

II. No contexto da psicodinâmica do trabalho, com o emprego de uma metodologia mais flexível, como as entrevistas estruturadas, torna-se possível identificar as reais causas do problema apresentado.

III. A dimensão da psicodinâmica do trabalho viabiliza o estabelecimento do objetivo de compreensão das estratégias utilizadas pelos trabalhadores para se manterem saudáveis no trabalho.

IV. A dimensão do estresse por meio de metodologia qualitativa viabiliza o levantamento de indicadores estressogênicos fundamentais para a intervenção.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)