limpar filtros
Questões por página:
Lutero, no decorrer do seu conflito, com a igreja romana obteve apoio significativo de várias categorias, inclusive dos humanistas alemães. Do mesmo modo que os humanistas faziam com as grandes obras da literatura antiga, Lutero pretendia trazer o texto autêntico do Evangelho, eliminando os trechos mais complicados dos comentários inseridos por meio da teologia medieval. Igualmente os humanistas podiam reconhecer-se nas doutrinas luteranas, que consideravam o homem capaz de ler e interpretar por si próprio as Sagradas Escrituras e se opunham à autenticidade da vida religiosa à toda forma de ritualismo. Na Alemanha dentre todos os que inicialmente se declararam a favor de Lutero estava

Algumas lideranças africanas e seus agrupamentos políticos exerceram importância fundamental nos processos de emancipação de seus países. Relacione corretamente o líder político com o que se diz sobre ele, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


Coluna I

1. Gamal Abdel Nasser

2. Muammar al-Gaddafi

3. M. Ahmed Ben Bella

4. Eduardo C. Mondlane

5. Patrice Lumumba

6. Jomo Kenyatta


Coluna II

( ) Foi o principal líder da guerra da Argélia, episódio que marcou a luta argelina pela independência da França.

( ) Primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique, grupo que lutou contra o domínio português.

( ) Lutou contra o rei Faruk I, aboliu a monarquia e tornou-se presidente do Egito.

( ) Teve uma curta carreira política; eleito primeiro-ministro de seu país, lutou contra o domínio belga no Congo.

( ) Político e líder na luta contra o domínio britânico, foi o primeiro Presidente do Quênia independente.

( ) Derrotou o rei Idris I e seu sucessor Hasan; ocupou durante quarenta e dois anos o posto de autoridade máxima na Líbia.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre o comércio de pessoas e mercadorias no continente africano.


( ) A história da África é marcada desde a antiguidade pelas relações entre tráfico de escravos e diásporas.

( ) O comércio escravista sempre se constituiu em uma prática única e específica do continente africano.

( ) Após a formação de Axum no século III d.C. ocorreu um incremento nos bens comerciais com ampliação para a venda de escravos.

( ) com a consolidação do mundo muçulmano, desde o século VII d.C. tem havido uma diminuição na correlação tráfico escravista e diáspora.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A ocupação do continente africano, particularmente a parte subsaariana, teve um longo percurso, a partir de meados do século XI até atingir o seu ápice na segunda metade do século XIX, quando ocorreu uma verdadeira partilha da África por países como França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Bélgica, Espanha, Portugal e Holanda. Esse processo histórico tem sido interpretado como
A expansão do islamismo na Tunísia, no Marrocos, na Espanha, em Cabul e Samarcanda foi efetuada no califado