limpar filtros
Questões por página:
Um contexto de um sistema que controla projetos e recursos utilizados é modelado conceitualmente segundo o modelo entidade-relacionamento, conforme descrito a seguir.
? entidade de nome PROJETO como os atributos num (atributo_chave) e nome (atributo simples) ? entidade de nome RECURSO com os atributos id (atributo-chave) e valor (atributosimples) ? relacionamento de nome UTILIZA, como atributo-chave data associado a ele ? cardinalidades mínima e máxima de PROJETO para RECURSO igual a (1, N) ? cardinalidades mínima e máxima de RECURSO para PROJETO igual a (0, N)
No mapeamento desse modelo para um banco de dados relacional, cada chave primária é representada com a marca <PK>, e as chaves estrangeiras com <FK>. Quando mais de um atributo compuser uma chave primária ou estrangeira envolvem-se os atributos com chaves.

Assinale o conjunto de relações e suas respectivas restrições de integridade que mantêm a semântica do modelo conceitual.
Quando um esquema de relação R atende à seguinte condição: se toda vez que uma dependência funcional não trivial X ? A se mantiver em R, então X é uma superchave de R, ela se encontra na forma normal denominada
Seja o banco de dados relacional definido a seguir, que armazena dados de pacientes, medicações, e como medicamentos são ministrados a pacientes. A chave primária de cada tabela é representada com a marca , e as chaves estrangeiras com .

medicacao (idmedic , nome, dosagem)
paciente (idpac , nome) prescricao (idprescr, idpac , idmedic, data, hora) o atributo prescricao.idpac referencia a tabela paciente
o atributo prescricao.idmedic referencia a tabela medicacao

Assinale a alternativa que traduz para SQL a consulta liste o nome dos pacientes para os quais tenham sido prescritas todas as medicações cadastradas.
Em modelagem multidimensional, o esquema em que as tabelas de dimensão estão ligadas apenas a uma tabela de fatos, ou seja, todas as dimensões estão sem normas, com todos os níveis em uma só tabela é o
Num diagrama entidade-relacionamentos, duas classes são modeladas: TERMO e CONDIÇÃO, no qual essa última entidade (condição) é fraca com relação a TERMO. As cardinalidades mínima e máxima foram especificadas da seguinte forma: (0, N) de TERMO para CONDIÇÃO, e (1,1) de CONDIÇÃO para TERMO.
A partir dessa situação, uma correta inferência semântica é a de que uma instância de