limpar filtros
Questões por página:
E [Barrolo] leu, vagarosamente, serenamente, com o cotovelo enterrado na almofada: Exmo. sr. José Barrolo. – V. Exa., apesar de todos os seus amigos o alcunharem de Zé Bacoco, mostrou agora muita esperteza, chamando de novo para a sua intimidade e de sua digna esposa o gentil André Cavaleiro, nosso Governador Civil. Com efeito a esposa de V. Exa., a linda Gracinha, que nestes últimos tempos andava tão murcha e até desbotada (o que a todos nos inquietava), imediatamente refloriu, e ganhou cores, desde que possui a valiosa companhia da primeira autoridade do distrito. Portou-se pois V. Exa. como marido zeloso, e desejoso da felicidade e boa saúde de sua interessante esposa. Nem parece rasgo daquele que toda a Oliveira considera como o seu mais ilustre pateta! Os nossos sinceros parabéns!
(Eça de Queirós, A Ilustre Casa de Ramires)
Analisando-se as informações textuais, é correto afirmar que, na carta lida por Barrolo,
mostrar texto associado
Observe as passagens do texto:
I. ... uma febre que lhe requeimava o sangue... (2.º parágrafo)
II. ... para cumprir o menor de seus desejos... (penúltimo parágrafo)
É correto afirmar que os pronomes referem-se, respectivamente, a
mostrar texto associado
Analise as afirmações.

I. Loredano não se sentia em condições de casar com Cecília por conta de sua condição social, ou seja, era humilde, como comprova a informação: “o aventureiro de baixa extração".
II. A descrição de Álvaro como um cavalheiro contrapõe-se à de Loredano, visto também como pessoa sem escrúpulos, como comprova a informação: “era ainda aumentado pela impossibilidade moral que sua condição criava".
III. O sentimento de Peri por Cecília é de adoração, como comprova a informação: “o sentimento era um culto, espécie de idolatria fanática".

Está correto o que se afirma em
mostrar texto associado
Observando-se a descrição da personagem Cecília, no primeiro parágrafo, vê-se que ela corresponde ao modelo
mostrar texto associado
Assinale a alternativa em que a concordância verbal se dá pelos mesmos motivos que na frase: A bonança econômica dos últimos anos e o crescimento do emprego formal, com a consequente oferta de seguro-saúde aos funcionários, ajudam a explicar o fenômeno.