limpar filtros
Questões por página:
Em 2019 foram comemorados os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci. Marque a afirmação INCORRETA a respeito dele:

“Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB per capita do país caiu mais de 35% entre 2013 e 2017 e a hiperinflação chegou em 1.350.000% no ano passado. Como resultado da crise, uma nova crise, essa de caráter humanitário, surgiu para assolar a população, que sofre com a escassez de itens essenciais como remédios e alimentos.

Era uma questão de tempo até que os problemas econômicos impactassem os índices. Hoje,48% da população vive em condições de pobreza. A violência também estourou país afora, levando a capital Caracas ao topo do ranking das cidades mais violentas do planeta.” (Revista Exame, 5 pontos para entender a crise na Venezuela, disponível em:, acesso em: 3 nov.2019).


Sobre a crise na Venezuela, é CORRETO afirmar que:

Sobre a Reforma da Previdência, considere as seguintes afirmações e responda:


I. Foi feita com o objetivo de aliviar o custo do sistema previdenciário para o governo, estabelecendo regras idênticas para todos os gêneros e categorias.

II. Foram unificadas as alíquotas da contribuição para a Previdência dos trabalhadores da iniciativa privada e para os servidores públicos.

III. A Previdência Social é um programa que tem como objetivo fornecer às pessoas que chegam à velhice uma renda complementar àquela que receberão na aposentadoria.

IV. Os trabalhadores urbanos se aposentarão a partir dos 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

V. Irá diminuir o tempo de contribuição e a idade mínima para aposentadoria de algumas categorias de trabalhadores, aumentando o número de beneficiados pelo sistema.

A respeito do Brexit (British Exit), considere as seguintes afirmações e responda:


I. Consiste na decisão da Rainha Elizabeth II de determinar que o Reino Unido abandone a União Europeia (UE), por não concordar com o sistema de governo único ali vigente.

A população da Inglaterra, em plebiscito, decidiu que o país deve desligar-se da UE. O Primeiro-Ministro britânico, Boris Johnson, tem feito todos os esforços para reverter o Brexit e manter o país na UE.

A UE é um grupo formado por 28 países europeus que praticam livre comércio entre si e facilitam o trânsito de sua população para trabalhar e morar em qualquer parte do território abrangido por essa comunidade.

O Reino Unido e a UE já chegaram a um acordo sobre o desligamento, que deverá ocorrer até o dia 30/11/2019.

“A sessão desta quinta foi iniciada com a votação da ministra Cármen Lúcia. Ao apresentar o voto, afirmou que o STF deve proteger o direito do ser humano à convivência pacífica. Também destacou que ‘todo preconceito é violência e causa de sofrimento’” (Revista Veja on line,13 jun.2019). Nessa sessão, ocorrida no dia 13/6/2019, o Plenário do Supremo Tribunal Federal concluiu o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 26 e do Mandado de Injunção (MI) 4733, entendendo que houve omissão inconstitucional do Congresso Nacional e que, até que seja editada lei específica, devem ser consideradas criminosas as condutas de: