limpar filtros
Questões por página:
O gerenciamento de um projeto exige uma coordenação eficaz dos recursos humanos, materiais, financeiros, políticos, equipamentos e de esforços para obtenção da obra construída. É fundamental que ele seja planejado em todas as suas fases. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Dadas as afirmativas relacionadas com os preceitos sobre acessibilidade estabelecidos pela NBR 9050/2015,

I. Os elementos de acionamento para abertura de portas devem possuir formato de fácil pega, não exigindo firmeza, precisão ou torção do pulso para seu acionamento. II. Os assentos para pessoas obesas devem suportar carga máxima de 120 kg. III. A superfície de trabalho deve possibilitar o apoio dos cotovelos, no plano frontal com um ângulo entre 15° e 20° de abertura do braço em relação ao tronco, e no plano lateral com 25° em relação ao tronco. IV. Em placas sinalizadoras, as informações em braille substituem a sinalização visual e tátil.

verifica-se que estão corretas apenas

No Brasil, a profissão de arquiteto e urbanista é regulamentada desde 1933. Atualmente, é regulada pela Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), e pelas resoluções do CAU/BR. Assinale a alternativa que contém campos de atuação do arquiteto e urbanista, de acordo com a resolução CAU/BR nº 21, de 5 de abril de 2012.
Questão Anulada
A NBR 9050/2015 estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto às condições de acessibilidade em edificações. Em projetos arquitetônicos de auditórios ou similares, deve-se observar as recomendações quanto ao dimensionamento dos espaços considerando seu uso por pessoas com mobilidade reduzida (P.M.R.), pessoas obesas (P.O.) e pessoas com deficiência (P.D.). A figura destaca o espaço entre assentos de um auditório, considerando seu uso por pessoas com mobilidade reduzida (P.M.R.).
De acordo com a NBR 9050/2015, o valor de x é
Desde o início dos anos 2000, a produção paisagística brasileira vem assumindo grande relevância em intervenções arquitetônicas e urbanísticas relativas ao tratamento de espaços livres e a concepção de planos territoriais e urbanos. A tendência contemporânea da relação entre os projetos arquitetônico, urbano e paisagístico aponta para a