limpar filtros
Questões por página:
A complicação imediata mais frequente em cirurgia é:
Paciente, vítima de acidente de moto, atendido pelo SAMU, chegou ao pronto-socorro de hospital terciário, consciente, queixando-se de dor na região lombar e flanco esquerdo. Tinha recebido previamente 1 000 mL de Ringer-lactato. Ao exame, mucosas pouco descoradas, sem cianose, PA: 130/80 mm/Hg, FC: 96/min., rítmico. Abdome não distendido, doloroso no flanco e região lombar esquerda com hematoma superficial e escoriações no local. A sondagem vesical realizada sem dificuldades apresentou 150 mL de urina “concentrada". Permaneceu em observação e, devido às condições hemodinâmicas estáveis foi submetido à tomografia computorizada abdominal. Diante da imagem apresentada e do contexto anterior, pode-se afirmar que se trata de:
Mulher de 40 anos, vítima de queimadura por álcool, chegou ao hospital com flictenas e lesões translúcidas na face, couro cabeludo, pescoço, tronco anterior em toda extensão, tronco posterior em 50%, membros superiores em toda extensão e região genital. A estimativa da área lesada, a classificação em graus das lesões e a reposição volêmica pela fórmula de Parkland implicam:
Paciente de 67 anos, hipertenso, fumante e diabético foi operado de hérnia inguinal, segundo técnica de Lichtenstein, com bloqueio anestésico. No segundo dia de pós-operatório, apresentou febre e sensação de calafrios. Temperatura aferida de 38,5 ºC. Incisão sem secreção, dolorosa, pouco tumefeita e com discreto hematoma local. Escroto pouco doloroso e não edemaciado. Refere estar urinando sem dificuldade. Não foi usado antibiótico devido à cirurgia ser classificada como limpa. Suspeita-se de
mostrar texto associado
Considerando esse quadro clínico, assinale a alternativa que contém a conduta correta.