limpar filtros
Questões por página:
Paciente de 18 anos apresenta febre alta há 3 dias acompanhada de mialgia generalizada, náuseas, vômitos e diarreia líquida sem sangue ou muco, acompanhada de dor retro- -ocular. Refere viagem para ecoturismo na região da Mata Atlântica há 1 semana. Ao exame físico: REG, descorado, desidratado, febril, anictérico. Aparelhos respiratório e cardiovascular sem alterações. Abdome flácido, doloroso, fígado palpável há 3 cm. Ausência de lesões cutâneas. Os exames laboratoriais solicitados apresentam os seguintes resultados: hemograma hemoglobina: 13,5 g/dL, hematócrito: 48 %, leucócitos 2 000, plaquetas 96 000/mm3, TGO: 185 U/L e TGP: 202 U/L.

A principal hipótese diagnóstica é de

A conduta adequada para a prevenção do tétano em adultos, no ferimento de alto risco em paciente que desconhece seu estado vacinal ou apresenta imunização incompleta, é
Em relação à vacina de febre amarela, não devem ser vacinados(as), em nenhuma circunstância, devido aos riscos de efeitos adversos graves, os(as)
Paciente de 33 anos, que é auxiliar de limpeza de um hospital geral, refere acidente perfurocortante por agulha de punção descartada no lixo de fonte desconhecida, na mão direita, há 6 horas, durante a higienização da sala de admissão do pronto-socorro. Foi encaminhada para a avaliação e orientação. Refere ter sido admitida há 15 dias pela empresa e fez somente a primeira dose da vacina contra a hepatite B. Assinale a alternativa que apresenta a conduta adequada para esse caso, em relação à profilaxia pós-exposição contra a Hepatite B.
Paciente de 56 anos deu entrada no pronto-socorro após apresentar desmaio. Foi avaliado pela equipe médica, realizada tomografia de crânio e internado com diagnóstico de acidente vascular cerebral isquêmico. Realizada a passagem de cateter venoso central na admissão. Evoluiu, após 3 dias de internação, com febre alta, taquipneia, PA = 130/90 mmHg, FC = 100 bpm, hiperemia e saída de secreção purulenta no local de inserção do cateter em subclávia à direita. Apresentou, no raio X de tórax, infiltrado heterogêneo bilateral. Assinale a alternativa que contém o antibiótico indicado para tratamento empírico nesse caso.