limpar filtros
Questões por página:

Como um legado, lembremo-nos das performances de Joseph Beuys, da música-conceito de Jonh Cage, da arte que por vezes se realiza apenas como projeto, caso da Land Art, para compreender as mídias contemporâneas.

Atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas a seguir.


( ) Que fazem o registro da comunicação envolvida para depois transforma-lo em obra de arte pronta para exibição em mostras itinerantes.

( ) Que apesar de efêmeras, são documentadas e atingem status de arte.

( ) Que estão agora na contracultura do mercado de arte

( ) Produzidas como módulos, para caracterizar depois um conjunto do coletivo de arte.

( ) Em uma relação entre técnica, local e o discurso como paradigma criativo contemporâneo.


Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

Partindo do uso Moderno (Revolução Industrial) da tecnologia em arte, o elemento cinético do Nú descendo a escada de Duchamp, a recuperação do movimento no Futurismo, o cinético em móbiles de Calder, assinale a alternativa que apresenta qual formato de arte contemporânea esse “percurso histórico” se refere.


I. Instalação.

II. Videoarte.

III. Site Specific

IV. Interfaces


Assinale a alternativa correta:

Considere a tabela a seguir para relacionar as técnicas e respectivas ações de vanguarda de arte contemporânea.


ARTE CONTEMPORÂNEA

1. Performance

2. Body Art

3. Arte Conceitual

4. Flash mob


AÇÂO CORRESPONDENTE

A) Ação combinada na internet acontece em determinado local e hora com finalidade de comunicação e artes.

B) Uso do corpo como suporte para obra de arte.

C) Ação apresentada como obra de arte sem a necessária participação do público.

D) De referência histórica ligada a Marcel Duchamp, tem o conceito implicado na obra como preponderante para sua fruição.

Fonte:(mduart/op-art-pop-art-e-outras-artes(2014) disponível em https://pt. slideshare.net/mduart/op-art-pop-art-e-outras-artes


Assinale a alternativa correta.

Nos anos 70 a Optical Art e a POP Art foram manifestações ligadas a abstração e a chamada cultura de massa, mas a Body art, o happening, a performance, a instalação, a vídeo-arte, a land-art e o grafite vão fazer a transição entre o fim da arte moderna e o início da arte contemporânea. São aspectos que dizem respeito a esse momento de mudança:


I. Grupos de artistas se fecham ao contexto social buscando produzir obras de arte únicas e serem reconhecidos pela academia de belas artes.

II. A incipiente computação gráfica começa a modificar a produção, documentação, exibição e fruição das obras de arte a partir do período.

III. A exposição de arte começa a sair de espaços tradicionais até então, como museus e galerias.

IV. A interação entre espectador e obra de arte aparece em performance, instalação, happening e land-Art.

V. Em Nova York (EUA), na década de 70 do século XX, o grafite é feito em suportes no espaço público.( rua, metro, pontes...)


Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:

A arte moderna vai ficando para tras, no pós-guerra, a sociedade de comunicação global e transnacional ganha expressão, artistas e designers aplicam seu talento em produtos que serão levados até ao status de arte com os artistas POP.

Na técnica-antitécnica de Pollock a margem de acaso é mínima: o pintor que escolhe as cores, dosa suas quantidades, determina com seus gestos o tipo de mancha que produzirão, ao cair de cima sobre a tela. O crítico Giulio Carlo Argan trata da realização de obras:


I. da arte abstrata de Kandinsk em 1915

II. do expressionismo abstrato na segunda metade do século XX

III. do suprematismo russo de Malevich

IV. da característica lúdica da pintura naif


Assinale a alternativa correta: