limpar filtros
Questões por página:
“Paciente, mulher,36 anos vai à consulta com uma ressonância magnética de crânio realizada há 10 anos, quando fez o exame para auxiliar no diagnóstico de hemiparesia à direita e confusão mental. Ela possuía múltiplos focos hiperintensos em T2, predominantemente na substância branca, sem efeito expansivo, e lesão tumoral no lobo parietal esquerdo, com restrição à difusão em todas as sequências. No momento da consulta, apresenta exame recente de ressonância para controle, que está praticamente normal.” Assinale o possível diagnóstico.
O efeito da radiação ionizante em nossos corpos difere de acordo com seu tipo e energia. Os cientistas sabem, há mais de 80 anos, que grandes doses de radiação ionizante podem danificar os tecidos humanos. Os especialistas se tornaram cada vez mais preocupados com os efeitos potencialmente nocivos que a exposição a grandes doses de radiação podem causar. “Da capacidade de absorção da radiação ionizante, podemos afirmar que os radiopacos possuem a capacidade de absorver __________ radiação do que as estruturas adjacentes. Também são conhecidos como agentes ____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Atualmente, a RM vem sendo cada vez mais solicitada para o estudo das patologias osteoarticulares, sendo capaz de demonstrar anomalias ósseas como osteomielite e processos infiltrativos da medula óssea mais precocemente do que os demais métodos de imagem, mostrando-se, ainda, bastante superior à radiologia convencional e à TC no estudo das anomalias de partes moles, graças à sua excelente resolução de contraste.
Imagem associada para resolução da questão
Observe a imagem e assinale a alternativa correspondente
Asma é a doença crônica mais comum em todo o mundo, a Organização Mundial de Saúde a classifica como um problema mundial e estima que 250 mil pessoas morrem de asma por ano. Sobre a asma na infância, assinale a afirmativa INCORRETA.
“Um paciente recém-nato prematuro com histórico de diabetes na família demonstra angústia respiratória. A radiografia de seu tórax mostra um sombreamento parenquimatoso esparso e difuso com o padrão estriado perihilar.” Trata-se de: