limpar filtros
Questões por página:
Uma paciente de 40 anos de idade foi realizar ecocardiograma, que demonstrou aumento da pressão sistólica da artéria pulmonar em 60 mmHg. O cardiologista, então, solicitou um cateterismo direito para avaliar hipertensão pulmonar. Durante o exame, foram obtidos os seguintes valores: pressão arterial média de 46 mmHg na artéria pulmonar, resistência vascular pulmonar de 600 dinas e pressão capilar pulmonar de 6 mmHg.
Com relação a esse caso clínico, qual é o provável diagnóstico da paciente?
Uma paciente de 78 anos de idade, com fibrilação atrial de longa data, com doença renal crônica (DCE estimada em 32), foi ao cardiologista, informando que não queria mais tomar varfarina. Estava com 55 kg. O médico optou, então, pelo anticoagulante e a dose a seguir:
Uma paciente de 35 anos de idade, com eletrocardiograma normal, foi submetida a um teste ergométrico de revisão para o respectivo exame de academia. Durante o exame, a paciente percorreu 7 METs, com extrassístoles ventriculares monomórficas não sustentadas durante o esforço, que desapareceram ao repouso e ausência de hipotensão durante o exame. A frequência cardíaca da pacibbente no primeiro minuto de recuperação caiu de 163 bpm para 156 bpm. Não apresentou, na recuperação, alteração do segmento ST. Parou por fadiga geral.
Acerca desse caso clínico, é correto afirmar, com base nas diretrizes brasileiras de ergometria, que

Um paciente de 70 anos de idade, com dor torácica e mal-estar, procurou um médico. Durante o exame físico, observou-se pressão de 130 mmHg x 80 mmHg e sopro sistólico irradiado para as carótidas.

A respeito desse caso clínico, que manobra o médico poderia realizar para aumentar o sopro de estenose aórtica?

Imagem associada para resolução da questão


Um paciente de 60 anos de idade chega ao pronto-socorro por apresentar episódio de síncope. Durante a investigação, foi solicitado um eletrocardiograma de repouso, apresentado na imagem.

Acerca desse caso clínico, qual deve ser o manejo inicial desse paciente?