limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
O Administrador de Banco de Dados (DBA) da empresa deseja abreviar o nome da restrição da chave primária (primary key) presente na declaração da tabela "FATURA" (Figura 11(a)). Portanto, assinale, dentre as alternativas a seguir, a alternativa que permite alterar, com sucesso, o nome da restrição da chave primária da tabela "FATURAS, declarada na Figura 11(a).
mostrar texto associado
Foi solicitado ao Administrador de Banco de Dados (DBA) da empresa que modificasse a sigla presente no número da fatura. Na Figura 11d) é possível verificar, na coluna "NUMEROFATURA", a sintaxe de numeração das faturas. A modificação irá consistir em trocar a sigla “FT” por "FAT, de todas as faturas. Se for necessário, o DBA poderá sobrepor um caractere numérico. Considerando que as faturas estão armazenadas na tabela "FATURA", cuja estrutura está descrita na Figura 11(a), assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que permitirá realizar, com sucesso, a alteração solicitada pela empresa:
mostrar texto associado
Um analista de sistemas, integrante da equipe de desenvolvimento do sistema de faturamento da empresa “Futura 999 Telecom", executou, equivocadamente, uma funcionalidade no sistema de faturamento que alterou os valores de todas as faturas em que a data de emissão é igual a 28/01/2014". A alta gerência está gerando vários relatórios estatísticos visando à tomada de decisões para o triênio Abril/Maio/Junho de 2014 e precisa, com urgência, dos valores corretos das faturas emitidas no mês de janeiro/2014. Considerando que a tabela "FATURABACKUP", exibida na Figura 11(b), contém todos os registros das faturas emitidas para o mês de janeiro/2014 e com os respectivos valores corretos, o DBA propôs os seguintes procedimentos: (1) excluir os registros das faturas existentes na tabela "FATURA" (Figura 11(a)), cuja data de emissão seja igual a "28/01/2014"; (2) executar novamente a instrução SQL exibida na Figura 11(c) incluindo uma cláusula "where" com o objetivo de filtrar apenas aquelas faturas em que o mês/ano de emissão da fatura seja igual a "01/2014". A Alta gerência concordou prontamente com a solução, porém solicitou urgência e rapidez na execução. Sabendo que a quantidade de registros existentes na tabela "FATURA" (Figura 11(d)) é de, aproximadamente, seis milhões, assinale, dentre as alternativas abaixo, a instrução SQL que permitirá excluir, com sucesso e mais rapidamente, os registros da tabela "FATURA", cuja emissão tenha ocorrido em "janeiro/2014":
Questão Anulada
mostrar texto associado

A alta gerência da empresa precisa identificar os cinco clientes que mais deram retorno financeiro à empresa no mês de fevereiro/2014, sendo que esses cinco maiores faturamentos deverão estar ordenados do maior para o menor valor. Ao receber a tarefa, imediatamente O Administrador de Dados (AD), da empresa em questão, elaborou uma consulta SQL para atender essa necessidade, cujo resultado pode ser observado na Figura 11(d), onde a primeira linha exibe os nomes das colunas da tabela "FATURA". A estrutura dessa tabela pode ser vista na Figura 11(a), na qual todos os registros presentes na coluna "VALOR" possuem conteúdo diferente, ou seja, não há repetição dos dados armazenados na coluna "VALOR". Portanto, assinale, dentre as alternativas a seguir, a declaração SQL que permitirá apresentar, com sucesso, O resultado exibido na Figura 11(d):

 

I.

Imagem associada para resolução da questão

 

 

II.

Imagem associada para resolução da questão

 

 

III.

Imagem associada para resolução da questão

 

Quais estão corretas?

mostrar texto associado
A empresa "Futura 999 Telecom” iniciou suas operações em 01/01/2014 prestando serviços de telefonia fixa e móvel. As faturas dos serviços prestados aos seus clientes são geradas impreterivelmente no dia 28 de cada mês. No dia 30/03/2014, alguns usuários do sistema verificaram que a geração de alguns relatórios pelo sistema estava lenta e demorada. A alta gerência solicitou ao administrador de banco de dados (DBA) da empresa que fizesse uma análise das instruções SQL desses relatórios. O DBA analisou o volume da tabela de faturas e verificou que a empresa estava emitindo uma média de 2 milhões de faturas por mês. Logo, o DBA decidiu particionar a tabela de faturas emitidas, visando facilitar o acesso e o gerenciamento dos dados presentes nessa tabela. Para isso, o DBA executou os seguintes procedimentos: (1) renomeou a tabela "FATURA" para "FATURABACKUP", cujo Modelo Físico está sendo exibido na Figura 11(b); (2) criou uma tabela chamada "FATURA" conforme as instruções DDL presentes na Figura 11(a); (3) copiou os registros da tabela "FATURABACKUP" para a tabela "FATURA", executando as instruções do tipo DML da Figura 11(c): (4) efetuou ajustes nas consultas SQL dos relatórios que estava apresentando problemas de lentidão, incluindo o nome da partição nas referências feitas à tabela da Figura 11(a), de acordo com o mês/ano de emissão selecionado na tela do filtro do relatório. Considerando os quatro procedimentos citados, assinale, dentre as alternativas a seguir, a instrução SQL que permite criar, com sucesso, mais um atributo na tabela "FATURA" (ver Figuras ti(a) e 11(d)):