limpar filtros
Questões por página:
Alberto da Veiga Guignard foi um dos poucos artistas a atingir, entre as décadas de 1930 e 1940, os propósitos da Antropofagia de “engolir” as culturas exógenas para produzir algo original e brasileiro. Em relação a Guignard, assinale a afirmativa correta.
Sobre a arte conceitual, analise as afirmativas a seguir.
I. Surgiu na década de 1960 como desafio às classificações impostas à arte por museus e galerias. II. Era uma reação à arte considerada mercadoria. III. Em 1961, o artista italiano Piero Manzoni produziu 90 latinhas com o rótulo “Merda do Artista”, criticando a produção em massa e o consumismo. IV. A arte conceitual costumava empregar palavras escritas ou declarações. O artista Joseph Beuys usou a linguagem escrita para expressar suas mensagens em obras como Uma e três cadeiras (1965).
Está correto o que se afirma apenas em
Em 1909, Les Demoiselles d’Avignon (1907) traçou os rumos não apenas do cubismo, mas de toda a arte moderna. Imagem associada para resolução da questão


(Pablo Picasso. Les Demoiselles d’Avignon.1907, óleo sobre tela,243,9 x 233,7 cm. Conservada no MoMA, Nova Iorque, EUA.)
Em relação à imagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
Cândido Portinari, ao longo da trajetória de sua obra, estabeleceu diálogos mais ou menos intensos com os movimentos e os artistas que o marcaram durante sua formação. Na década de 1940, depois de ver Guernica (1937), de Picasso, no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, a admiração de Portinari pela obra do pintor espanhol, presente desde o início da carreira, é renovada. Um exemplo é o das pinturas com figuras esquematizadas, de forte cunho expressivo. São exemplos dessa fase:
O grupo de dissidentes do Salão de Maio resolveu reunir-se aos integrantes do Grupo Santa Helena, no ano de 1937. Com a união desses artistas forma-se: