limpar filtros
Questões por página:
O leg press 45° é um exercício fundamental para trabalhar os músculos das pernas, presente em várias academias de musculação. Inicialmente, deve-se sentar no aparelho apoiando totalmente as costas no banco e, com as pernas, levantar o peso que está apoiado em uma plataforma formando um ângulo de 45° com uma superfície plana, conforme figura a seguir:
Imagem associada para resolução da questão
(Disponível em: https://www.musculacao.net/treino-hernias-discais/.)

Um atleta utiliza o leg press 45° para movimentar, com uma velocidade constante, uma massa de 100 kg. Desprezando qualquer tipo de resistência, pode-se afirmar que a força feita pelo atleta deve ser:
Um aluno de física do ensino médio estava testando a formação de imagens em lentes utilizando uma lupa. Colocando a lupa a uma determinada distância do objeto, ele percebeu que a imagem formada era virtual, direita e três vezes maior. Sendo a distância focal da lente igual a 18 cm, a distância entre o objeto e sua imagem formada pela lupa é de:
O gráfico descreve a posição, em metros, de um corpo em relação a um intervalo de tempo, em segundos, observe:
Imagem associada para resolução da questão
(Dados: sen 63,5° = 0,9 e cos 63,5° = 0,45.)
É correto concluir que o deslocamento do corpo após um intervalo de tempo de 4 segundos é de:
Um corpo de massa M, sobre uma superfície horizontal, desenvolve uma aceleração a quando submetido a uma força F paralela à superfície. Ao dobrar o valor da força que atua nesse corpo, mantendo-a horizontal, sua aceleração passa a ser 2,5 a. Nesse caso, pode-se concluir que existe uma força de atrito:
O matemático e astrônomo alemão Johannes Kepler teve importante contribuição para a astronomia ao descrever o movimento dos astros em suas três leis. Uma das observações propostas por Kepler foi que as órbitas dos Planetas não eram circulares, e sim elípticas, com o Sol ocupando a posição de um dos focos. Nessas órbitas elípticas, os Planetas se movimentam mais rapidamente quando estão mais próximos do Sol (periélio) e mais lentamente ao se encontrarem mais distantes (afélio). Essa diferença entre as velocidades dos Planetas quando estão mais próximos e mais distantes do Sol pode ser explicada pela: