limpar filtros
Questões por página:
Rudolf Laban (1879-1958) foi um bailarino e coreógrafo austro- -húngaro que analisou de forma sistemática os elementos constitutivos do movimento. Além disso, enfatizou a importância da dança na escola. “Observando os movimentos das pessoas (primeiramente trabalhadores das indústrias), Laban iniciou um estudo aprofundado das possibilidades que o corpo tem de se mover”.
(Utuari,2015.)
Assinale, a seguir, as duas categorias principais de movimento identificadas por Laban através desse estudo.
Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) foi um importante artista do século XIX, chegando a ter o reconhecimento da crítica ainda em vida; participou do movimento impressionista. Em relação à obra de Renoir, assinale a afirmativa correta.
Vicente do Rego Monteiro (1899-1970), artista brasileiro, nascido em Recife, Pernambuco. Foi pintor, escultor, escritor, de renome internacional; suas obras foram expostas na Semana de Arte Moderna de 1922. Por muitos anos sua vida alternou-se entre Brasil e França. Um de seus quadros mais famosos “Mulher com galinhas” pintura feita em Paris, em sua fase modernista, foi arrematado, em 2003, por R$ 800 mil, em um leilão no Rio de Janeiro. As obras de Vicente do Rego Monteiro são marcadas por:
Em relação à linguagem do teatro, assinale a afirmativa INCORRETA.
As proposições pedagógicas no ensino de música favorecem a didática e a metodologia em sala de aula. Relacione adequadamente os autores a suas propostas de educação musical.
1. Murray Schafer. 2. Jaques-Dalcroze. 3. Carl Orff. 4. Zoltán Kodály.
( ) Apresenta a ideia de que atividades rítmicas e melódicas por meio do canto e da brincadeira desenvolvem vários padrões rítmicos e transformam qualquer objeto em instrumento e percussão, com foco no instinto e fazer musical, para, posteriormente, explorar a leitura e a escrita. ( ) Desenvolveu propostas no ensino de música que se baseiam na utilização de gestos para representar as notas musicais. Esse músico e educador transformou as canções folclóricas húngaras em músicas populares e material cultural potencial no ensino de música para crianças. ( ) Propõe a percepção da paisagem sonora, mostrando que há sonoridades baseadas nos ruídos estridentes das grandes cidades, no silêncio das montanhas, no som das folhas, do ar, do fogo e do mar. ( ) Propõe trabalhar o ritmo musical com o corpo todo, e, assim, criar uma base de comunicação entre a ação corporal e o cérebro. Proposta conhecida como Rythmique (rítmica).
A sequência está correta em