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As leis da alimentação, também conhecidas como as leis de Escudero, foram criadas pelo médico argentino Pedro Escudero em 1940, sendo ainda aceitáveis nos dias de hoje. Nesse contexto, segundo o médico Escudero, o que regula a alimentação do Homem são: Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação. Comer de forma equilibrada conforme as leis da Alimentação é uma forma de cuidar da saúde.
(As leis da alimentação – Leis de Escudero criadas pelo médico argentino (aminhadietadiaria.com))
Sobre “Leis da Alimentação”, analise o que se informa a seguir:
I – Os alimentos devem fornecer ao organismo todos os nutrientes essenciais para o seu correto funcionamento. Os nutrientes são essenciais para o crescimento e manutenção de um corpo saudável ao longo da vida. II – Quando se consomem mais calorias do que as que se gastam o corpo armazena em forma de gordura, produzindo-se assim a obesidade e os problemas a ela associados. Por outro lado, quando a ingestão de calorias é muito baixa, dá-se a má nutrição. III – Os alimentos devem guardar entre si uma relação de proporção de modo a evitar o excesso ou deficiências de nutrientes.
As informações contêm elementos que identificam correta e respectivamente:
Escorbuto Infantil (doença de Barlow) – moléstia ligada à carência da vitamina C (ácido ascórbico) durante a primeira infância. (...) O início do escorbuto pode exteriorizar-se por sintomas vagos e progressivos – irritabilidade, inapetência, palidez, choro à manipula, principalmente à manipulação dos membros inferiores – antes de se manifestar o quadro característico. Às vezes, porém, o começo é súbito, coincidindo com uma infecção aguda, que torna manifesta a avitaminose latente.
(CARVALHO, Azarias de Andrade. Pediatria. Atheneu. S.Paulo.Cap.3. P.73/4.)
Sobre “Escorbuto Infantil”, marque a alternativa incorreta.
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I –
Comparando-se o leite materno com o leite de vaca, tem-se que o leite materno é mais pobre em cálcio e fósforo. II – O leite humano é mais rico em lactoalbumina que o leite de vaca. III – Dos líquidos orgânicos, o leite humano é o mais rico em lactoferrina, substância que impede o desenvolvimento de Candida albicans, certos tipos de Escherichia coli e estafilococos – cuja ação é desempenhada pela lactoferrina privando o micro-organismo do ferro de que necessita para a sua sobrevida. IV – A amamentação materna precoce, iniciando-se na própria sala de parto, tem sido recomendada. Com esta prática reduz-se o risco de hipoproteinemia e hipoglicemia.
O leite materno contém todos os nutrientes de que o bebê necessita para uma alimentação completa como: vitaminas, proteínas, calorias, água, ferro, gordura, lactose, sais, cálcio, fósforo, glóbulos brancos, anticorpos contra infecções e outros. O leite materno está sempre na temperatura ideal, o que é mais um benefício para o bebê.
(http://crisete.bebeblog.com.br/33114/Aleitamento-materno-fonte-de-saude-e-vida-para-o-bebe/ )
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I – No momento da amamentação, o bebê se alimenta e ainda estabelece uma fonte de afeto e de amor, porque o ato de alimentar o bebê passa a ser também um momento de interação mãe-bebê. II – A amamentação (contato físico com a mãe), além do afeto, do amor, do conforto, do carinho, facilita o desenvolvimento da criança e seu relacionamento com outras pessoas; protege o bebê contra diversas doenças, como diarreias, infecções respiratórias e urinárias, alergias, otites e problemas de visão. III – A amamentação fornece os nutrientes necessários para um crescimento saudável dos músculos e dos ossos e o desenvolvimento psicomotor e social dos bebês IV – O leite materno deixa o bebê mais inteligente; além de o ato de mamar no peito ajudar o desenvolvimento das mandíbulas e da arcada dentária e também da fala da criança.
Educação Alimentar e Nutricional (EAN), no contexto do Direito Humano à Alimentação Adequada, da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional e da Promoção da Saúde, é um campo de conhecimento e prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. A prática da EAN deve fazer uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo junto a indivíduos e grupos populacionais, considerando todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar. A Educação Alimentar e Nutricional tem sido considerada uma estratégia fundamental para a prevenção e o controle dos problemas alimentares e nutricionais contemporâneos.
(https://www.gov.br/cidadania/pt-br/caisan/educacao-alimentar-enutricional#:~:text=Educa%C3%A7%C3%A3o)
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