limpar filtros
Questões por página:
O emprego dos antibióticos na clínica odontológica está indicado em duas situações totalmente distintas: no tratamento ou na prevenção das infecções. Hoje, existem evidências científicas suficientes para se afirmar que o uso prolongado de antibióticos não é mais necessário, pois irá interferir no equilíbrio da microbiota bucal e selecionar bactérias resistentes. Atualmente é aceito que a antibioticoterapia, em odontologia, é uma conduta importante apenas quando o paciente apresentar sinais como, EXCETO:
Os compostos solúveis de flúor na água e alimentos, quando ingeridos, sofrem dissociação iônica em função do ácido clorídrico produzido no estômago. O íon fluoreto é absorvido, em sua maior parte, pela mucosa estomacal e, por intermédio do plasma sanguíneo, o flúor circula por todo o organismo. Conforme Buendia (1996), é correto afirmar que, após três horas da ingestão de compostos solúveis de flúor na água e alimentos:
“Configura-se quando o indivíduo pratica atividades odontológicas que sejam privativas de Cirurgião-Dentista (CD), de Técnico em Prótese Dentária (TPD), de Técnico em Saúde Bucal (TSB), de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) e não possui formação na área odontológica”. Assinale a alternativa que corresponde à definição apresentada.
Segundo o Manual de Especialidades em Saúde Bucal (Ministério da Saúde,2008), a biópsia incisional é a mais indicada para lesões de maiores dimensões, de maneira geral a opção por esta pode (e deve) ser feita sempre que o profissional não conseguir estabelecer clinicamente o diagnóstico, sendo um recurso que permite uma melhor definição terapêutica para cada doença. São fases da sequência de intervenção à biópsia incisional, EXCETO:
A Política Nacional de Saúde Bucal (Ministério da Saúde,2004) estabelece que a promoção de saúde bucal está inserida num conceito amplo de saúde que transcende a dimensão meramente técnica do setor odontológico, integrando a saúde bucal às demais práticas de saúde coletiva. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.