limpar filtros
Questões por página:
“Segundo o IBGE, São Paulo é o 4º município com maior população indígena (população absoluta) no Brasil: 12.977 índios. A existência de índios nas cidades decorre de duas razões principais: do movimento de migração das terras de origem para as cidades e do crescimento das cidades que acabam alcançando as terras indígenas as quais passam a integrar a área urbana. Em São Paulo encontramos as duas situações: duas Terras Indígenas Guarani localizadas na zona sul e oeste, onde vivem 1711 índios, e uma grande população indígena distribuída por diversos bairros da Grande São Paulo, constituída por famílias que migraram de suas terras de origem de diversas regiões do país.”
Adaptado de Comissão Pró-Índio de São Paulo,2022 (https://cpisp.org.br).
A partir do trecho e dos desafios para inclusão da história e culturas indígenas nos currículos da Educação Básica analisados por Edson Silva (Ensino e sociodiversidades indígenas: possibilidades, desafios e impasses a partir da Lei 11.645/2008), assinale a afirmativa correta.
Observe os dois gráficos sobre a evolução socioeconômica brasileira entre 1950 e 2010.
Gráfico 1 – População Total x População Economicamente Ativa(PEA) Imagem associada para resolução da questão

Gráfico 2 – Participação na população economicamente ativa
Imagem associada para resolução da questão Fonte: PINHEIRO, Joel C. Trabalho feminino no Brasil.
A respeito do uso deste tipo de fonte para uma aula sobre “O trabalho feminino na sociedade brasileira contemporânea”, analise as afirmativas a seguir.
I. A partir dos gráficos, os estudantes podem articular dados sobre gênero, crescimento demográfico e população economicamente ativa (PEA). II. A análise dos gráficos permite aos estudantes deduzirem informações significativas sobre desigualdades de gênero, salariais e raciais. III. A comparação dos gráficos mostra como a participação feminina e masculina nos setores produtivos cresceu vertiginosamente a partir dos anos 1950.
Está correto o que se afirma em
"Talvez Jean de Mandeville, autor medieval cuja identidade é um mistério, não tenha sido uma figura de carne e osso, mas alguém que conferiu unidade a uma compilação de relatos de viagem e de textos antecedentes, convencendo seus contemporâneos de que ele também havia sido um viajante piedoso e um andarilho de Deus. Para contar sua suposta viagem, Mandeville recolheu relatos, roteiros, crônicas e tratados que circulavam pela Europa no século XIV, apresentando um conjunto de viagens, combinadas com referências bíblicas, lembranças supostamente pessoais, informações sobre percursos de rios, montanhas, fauna, flora, costumes de terras conhecidas ou imaginadas”.
Adaptado de FRANÇA, Susani S. L. “Introdução”. In: Viagens de Jean de Mandeville, p.13-18.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente o uso de relatos de viajantes como fonte histórica em situação didática.
A Agenda 2030 estabeleceu dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre os quais 6 estão especificamente relacionados aos objetos de conhecimentos e objetivos do currículo de História.
Assinale a opção que identifica corretamente um ODS relacionado aos objetos de conhecimentos e objetivos do currículo de História.
O Eixo Problematizador “Cultura, Poder e Trabalho na Constituição da Sociedade Contemporânea” se desdobra no eixo: