limpar filtros
Questões por página:
Relacione as autoras listadas a seguir a seus respectivos legados para o pensamento.
1. Hipátia de Alexandria 2. Safo de Lesbos 3. Aspásia de Mileto 4. Hildegarda de Bingen
( ) Mestra da retórica, surpreende a sociedade do seu tempo com seus discursos e educa atenienses ilustres em sua arte. ( ) Poeta lírica contemporânea à filosofia pré-socrática, expressa em sua obra o aparecimento de uma nova sensibilidade que se afasta da tradição. ( ) Filósofa neoplatônica, matemática e astrônoma, assassinada violentamente no contexto da ascensão do cristianismo. ( ) Polímata, contraria os estereótipos negativos de seu tempo ao se destacar em cosmologia, medicina, ética, na poesia mística e na música.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
“O que pode então significar ‘identidade’, e o que alicerça a pressuposição de que as identidades são idênticas a si mesmas, persistentes ao longo do tempo, unificadas e internamente coerentes? Em que medida as práticas reguladoras de formação e divisão do gênero constituem a identidade, a coerência interna do sujeito, e, a rigor, o status autoidêntico da pessoa? Em que medida é a ‘identidade’ um ideal normativo, ao invés de uma característica descritiva da experiência? A própria noção de ‘pessoa’ se veria questionada pela emergência cultural daqueles seres cujo gênero é ‘incoerente ou ‘descontínuo’.”
Adaptado de BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,2022.
Com relação ao trecho acima, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa:
( ) A autora defende o fortalecimento das identidades pessoais contra as normatividades da cultura e da sociedade. ( ) A autora problematiza a noção de coerência subjetiva, questionando as relações de poder a ela subjacentes. ( ) A autora considera a expectativa de coerência da identidade como relacionada a uma noção normativa de “pessoa”.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
O filósofo da ciência Karl Popper defendeu a ideia de falseabilidade como critério lógico para avaliação das teorias científicas.
Assinale a opção que descreve corretamente um aspecto do falsificacionismo popperiano.
Edmund Husserl pretendeu fundamentar a filosofia e as ciências numa análise rigorosa das estruturas fundamentais da experiência.
Com relação ao projeto fenomenológico de Husserl, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa:
( ) Objetivou uma redução da filosofia à psicologia, na medida em que tratou de buscar os mecanismos da percepção. ( ) Entendeu a consciência como atividade caracterizada por se direcionar a realidades e dotá-las de sentido. ( ) Concebeu o númeno como realidade inacessível à consciência cuja postulação, no entanto, é logicamente necessária.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
“Por fim, de maneira infeliz, inferiu-se que a doutrina das Ideias de Platão e a crítica da razão de Kant não teriam concordância alguma. Exatamente porque se permaneceu preso às palavras, não se penetrou no conteúdo dos dois grandes mestres, não se entregou a eles de maneira fiel e séria, seguindo sua cadeia de pensamentos. Caso se tivesse feito isso, então se teria de perceber, sem sombra de dúvida, como os dois grandes sábios concordam e como o espírito, o alvo de ambas as doutrinas, é o mesmo.”
Adaptado de SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do Belo. São Paulo: Editora UNESP,2003.
Schopenhauer busca conciliar, em sua doutrina, os pensamentos de Platão e Kant. Assinale a opção que identifica um aspecto do pensamento de Schopenhauer inspirado por um desses filósofos.