limpar filtros
Questões por página:
Visando a garantir a qualidade e a confiança nos laboratórios, algumas medidas devem ser aplicadas para evitar erros de coleta de materiais biológicos e complicações clínicas graves. Um paciente foi admitido em um hospital de grande porte.
De acordo com as Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), assinale a opção que apresenta um local de punção venosa que não deve ser utilizado para punção.
“A realização de exames laboratoriais divide-se classicamente em fases pré-analítica, analítica e pós-analítica. Três momentos distintos com atividades peculiares e com um objetivo comum: o monitoramento do processo”.
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML): boas práticas em laboratório clínico.
Em relação ao adequado monitoramento deste processo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A coleta e identificação das amostras biológicas; o preparo, o armazenamento e o transporte de amostras correspondem à fase analítica.
( ) O armazenamento, o transporte de amostras; e a liberação dos resultados correspondem à fase analítica.
( ) A digitação dos resultados, a liberação dos resultados; e a comunicação de valores críticos correspondem à fase pré-analítica.

As afirmativas são, respectivamente,
Ao exame citopatológico ginecológico, na ausência de manifestações clínicas, o achado de determinados microrganismos é considerado normal.
Assinale a opção que apresenta os agentes que predominam na microbiota vaginal e são não-patogênicos.
No Brasil, o método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico cérvico-vaginal.
Uma mulher assintomática, sem antecedentes mórbidos, apresenta como resultado: atrofia com inflamação, sem atipias celulares.
De acordo com as diretrizes brasileiras/Instituto Nacional do Câncer, configura-se um achado
A região Norte acumula 74 % do total de casos de hepatite D (ou Delta) notificados no Brasil, ao longo do último ano.
O vírus da hepatite D caracteriza-se por