limpar filtros
Questões por página:
O processo de renovação do Serviço Social brasileiro, deixa transparecer três vertentes (Perspectiva Modernizadora, a Reatualização do Conservadorismo e a Intenção de Ruptura) que representam modificações para o Serviço Social. Vertentes completamente diversas, mas que compuseram um processo gradual até a construção de Serviço Social defendida hoje pela categoria profissional. Sobre a perspectiva Modernizadora, assinale a alternativa correta.
Os primeiros países formadores de Assistentes Sociais latino-americanos são o Chile, o Brasil e o Peru, respectivamente em 1925,1936 e 1937. Nesse período, a especificidade do Serviço Social brasileiro e latinoamericano se deve, principalmente, a:
As discussões sobre o Projeto Ético-político do Serviço Social são recentes, no entanto, sua influência remonta às décadas de 1960, quando se inicia o Movimento de Reconceituação em busca de novos fundamentos éticopolíticos, teórico-metodológicos e técnico-operativos para a profissão, o que levará à necessidade de ruptura com o conservadorismo. A partir desse momento o Serviço Social vincula sua intervenção aos interesses da classe trabalhadora, construindo as bases para o Projeto Éticopolítico, sob qual nova perspectiva profissional?
Falar sobre os Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social é lembrar que a origem do Serviço Social na Europa e nos Estados Unidos se institui como uma peça elementar e necessária à burguesia, que se atrela ao Estado e à Igreja Católica na busca de legitimar a ordem social burguesa, bem como, de encobrir as contradições e:
O avanço na construção de uma área científica representa um salto qualitativo na formação do Assistente Social e, simultaneamente, uma nova dimensão identitária para a profissão a partir da produção de conhecimento. Sob essa perspectiva, é possível afirmar que a pesquisa é: