limpar filtros
Questões por página:
O parâmetro bioquímico mais utilizado atualmente para avaliação do estado nutricional está relacionado com a proteína mais abundante no plasma sanguíneo. Essa proteína é responsável pela manutenção da pressão coloidosmótica e sua síntese depende de uma função hepática íntegra. Assinale a opção em que apresenta o nome dessa proteína.
Litíase renal é caracterizada pela formação de cálculos no trato urinário, sendo um fenômeno multifatorial que resulta da saturação urinária, nucleação de cristais, agregação, retenção e crescimento de cristais. Existem vários tipos de cálculos renais que diferem em sua composição, o tipo mais comum é oxalato de cálcio. Pequenas alterações no acúmulo de oxalato têm maior efeito sobre a cristalização de oxalato de cálcio do que grandes alterações na concentração de cálcio. Alguns alimentos contêm alto teor de oxalato e devem ser evitados pelos acometidos da litíase renal são eles:
A Pelagra é reconhecida como a doença dos 3 D`s (dermatite, diarreia e demência), além de tremores e língua amarga. A causa é provocada pela deficiência grave de qual vitamina?
A vitamina D faz parte das vitaminas lipossolúveis e, suas principais funções estão ligadas ao metabolismo dos minerais cálcio e fósforo, contribuindo para a mineralização óssea. No intestino, a vitamina D atua induzindo a síntese de uma proteína que é responsável pela absorção intestinal de cálcio e impulsiona o transporte ativo de fosfato. Assinale a opção que apresenta o nome dessa proteína.
O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica caracterizada por hiperglicemia resultante do defeito na secreção de insulina ou na sua ação. O pré-diabetes diz respeito a um estágio intermediário entre a homeostase quase normal da glicemia e a manifestação do DM. Os indivíduos pré-diabéticos, apresentam glicemia em jejum de: