limpar filtros
Questões por página:
A respeito do preparo de componentes sanguíneos, analise as afirmativas a seguir. I. As centrífugas refrigeradas utilizadas para o preparo de hemocomponentes devem ser calibradas pelo menos a cada dois anos. II. A preparação de hemocomponentes com o uso de bolsas top and bottom (aquelas das quais os hemocomponentes podem ser retirados por cima e por baixo) dispensa o uso de extratores automáticos. III. A velocidade, ou seja, o número de rotações por minuto, a ser utilizada em uma centrífuga refrigerada para obter uma determinada força centrífuga (g), visando à preparação de um hemocomponente, é igual à raiz quadrada da divisão da força centrífuga desejada pela multiplicação do raio da centrífuga por uma constante (0,00001118). Assinale:

Assinale a opção que corresponde a um genótipo possível para uma criança cujos pais possuem os seguintes fenótipos Rh:

A respeito das discrepâncias na tipagem ABO, assinale a afirmativa correta.
A respeito dos antígenos e anticorpos, analise as afirmativas a seguir. I. A resposta imune primária é mediada por células dendríticas imaturas. II. As imunoglobulinas presentes na resposta imune primária são do tipo IgG3. III. A diminuição do potencial zeta das hemácias após uma reação de um anticorpo contra um antígeno eritrocitário facilita a aglutinação das hemácias. Assinale:
A respeito dos métodos sorológicos para triagem de doadores de sangue, analise as afirmativas a seguir. I. O anti‐HBc é um teste que detecta a presença de anticorpos contra a porção central do vírus da hepatite B e é um marcador de contato prévio ou atual com este vírus. II. A presença de um anti‐HCV positivo com Imunoblot positivo confirma que o doador é portador do vírus da hepatite C. III. A presença de anti‐HBc positivo com HBsAg negativo, em uma doação de sangue, confirma que o doador não é portador do vírus da hepatite B. Assinale: