limpar filtros
Questões por página:

Relacione as unidades temáticas do componente curricular de Artes, nos anos finais do Ensino Fundamental, com suas respectivas habilidades.


1. Música

2. Teatro

3. Dança

4. Artes integradas


( ) Compor improvisações com base em estímulos como música, imagens ou objetos, caracterizando cenário, iluminação e sonoplastia.

( ) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

( ) Refletir sobre identidade e diferença, e pensar sem fronteiras, com leitura e discussão sobre deficiência e autoestima.

( ) Explorar e analisar elementos como altura, intensidade, timbre, por meio de games e plataformas digitais.


Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

A Arte, enquanto área do conhecimento humano, contribui para o desenvolvimento da autonomia reflexiva, criativa e expressiva dos estudantes, por meio da conexão entre o pensamento, a sensibilidade, a intuição e a ludicidade.

Em relação à proposta de progressão das aprendizagens em Arte no Ensino Médio, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Ambientes propícios estimulam o engajamento dos estudantes em processos criativos, seja em projetos artísticos individuais, coletivos ou colaborativos.

( ) As manifestações artísticas na contemporaneidade podem ser abordadas pelos estudantes, de modo a estabelecer relações entre arte, mídia, política, mercado e consumo.

( ) O entrelaçamento de culturas e saberes possibilita o acesso e a interação dos educandos com as várias manifestações culturais, populares e eruditas, locais e globais.


As afirmativas são, respectivamente,

Desde meados do século XX, a arte contemporânea apresenta uma série de procedimentos de produção e exibição que a diferenciam das linguagens artísticas consolidadas anteriormente.

Em relação às características desses novos procedimentos, analise as afirmativas a seguir.


I. A emergência do mecenas, dos diretores de museus e donos de galerias.

II. A sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes.

III. A multiplicidade de linguagens e a organização de exposições em espaços alternativos ao institucional.


Está correto o que se afirma em

A BNCC de Arte propõe que a abordagem das linguagens articule dimensões do conhecimento, as quais, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Leia a descrição de duas dessas dimensões:


1. Prevê a produção artística, individual ou coletiva, como uma maneira de expressar sentimentos, ideias, desejos e representações.

2. Articula a sensibilidade e a percepção da Arte como uma forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo, além de trazer o corpo como protagonista da experiência com a Arte, em sua totalidade, incluindo as emoções.


Assinale a opção que identifica corretamente as dimensões 1 e 2, respectivamente.

Leia a habilidade a seguir da unidade temática “Artes Visuais”, para o bloco 6º ao 9º ano:

Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais de artes visuais.


Assinale a opção que indica o objeto de conhecimento correspondente a essa habilidade.