limpar filtros
Questões por página:

A lavra do solo pelos garimpos na extração de ouro representa uma fonte de liberação de metais pesados no curso hídrico.

Na pesquisa feita por Daniel Pandilha, sobre a contaminação da água e da ictiofauna por metais pesados na bacia do rio Cassiporé, no estado do Amapá, o pesquisador obteve, entre outros dados, os que estão na tabela a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A possível explicação para os dados observados na tabela é o fenômeno da

“Em 2017, foi noticiado que no Amapá houve um aumento de até 15% no número de pacientes com doença renal crônica. De janeiro a junho daquele ano, o Hospital de Clínicas Alberto Lima recebeu 76 novos casos que necessitavam de hemodiálise”.

(G1 – O Globo,30/06/2017)


A hemodiálise é necessária quando os rins não estão conseguindo retirar do sangue os excretas. A urina é produzida no néfron, sendo que a primeira etapa de sua produção ocorre com a passagem de água, sais e excretas

“Uma das figuras mais carismáticas da fauna amazônica vive debaixo da água doce dos rios, os botos. Apesar de não serem bichos pequenos nem particularmente discretos por onde passam, ainda existem lacunas importantes sobre a ocorrência e ecologia dos botos na bacia amazônica. Após um levantamento de dados, comprovou-se a ocorrência de populações de três espécies de botos do estado do Amapá”.

(O Eco,30 de julho de 2021)


Se compararmos as nadadeiras dos botos com as patas de uma onça, podemos dizer que elas são estruturas

Uma professora de Biologia trouxe para seus alunos um texto sobre uma árvore frequente no local onde eles vivem. Uma passagem do texto diz que “Por ser árvore emergente, ou seja, que cresce acima da floresta, é uma espécie-chave, contribuindo altamente para a biomassa. Cresce rapidamente, principalmente em clareiras”.

(https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/408633/1/Angelim-vermelho-Dinizia.pdf)


Os alunos pesquisaram e descobriram o que é biomassa e o que ocorre com ela em uma sucessão ecológica. Acertadamente, eles afirmaram que, ao longo da sucessão,

“O Amapá está entre os estados com maior riqueza em biodiversidade do Brasil. Dados coletados por pesquisadores em expedições que acontecem desde 2019, mostram que o Parque do Tumucumaque, considerado o maior parque de floresta tropical do mundo, abriga as árvores mais altas do Brasil, todas da espécie de angiosperma angelim vermelho, nativa da região”.

(adaptado de G1 – O Globo,30/06/2022)


O angelim vermelho, Dinizia excelsa, é uma árvore da mata de terra firme da Amazônia e chega a mais de 60m de altura e 2m de diâmetro. No angelim vermelho, como nas demais angiospermas, a planta propriamente dita, com seus mais de 60m de altura é o