limpar filtros
Questões por página:
O planejamento radioterápico é uma etapa fundamental do tratamento de pacientes com câncer. Ele envolve várias etapas importantes para garantir que o tratamento seja eficaz e seguro. As etapas do planejamento radioterápico incluem, respectivamente:
Alguns aceleradores lineares permitem que os elétrons atinjam diretamente o paciente, retirando-se o alvo de átomos pesados da frente do feixe. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na radioterapia com elétrons, a dose absorvida pelos tecidos é proporcional à densidade do tecido e à energia dos elétrons. ( ) Os tratamentos com elétrons são adequados quando o órgão alvo é superficial com estruturas radiossensíveis ao seu redor, como, por exemplo, os linfonodos cervicais que têm a medula espinhal logo atrás e lesões infiltrativas de pele. ( ) Os elétrons são capazes de atingir tumores localizados em profundidade, tornando-se uma alternativa efetiva para o tratamento de tumores mais profundos. ( ) Os elétrons não penetram profundamente no tecido, liberando sua dose em um intervalo que vai da pele até uma profundidade em torno de 5 cm, com uma queda acentuada após essa profundidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O planejamento do tratamento radioterápico é baseado em informações anatômicas e que utilizam campos de tratamento que se ajustam o mais próximo possível do volume alvo, a fim de fornecer a dose adequada ao tumor e a dose mínima ao tecido normal adjacente. Para melhor entrega de dose, é preciso definir os volumes do planejamento do tratamento. A limitação mais importante é o conhecimento da extensão do tumor. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:

I. GTV é o volume que engloba a doença macroscópica, CTV é o GTV mais uma margem que inclui o possível envolvimento microscópico de doença e PTV é o CTV mais uma margem que leva em consideração os movimentos internos e externos do paciente, como desvios de posicionamento.
II. GTV é a margem de segurança para proteger os tecidos saudáveis circundantes, CTV é a área que inclui o possível envolvimento microscópico de doença e PTV é o volume que engloba a doença macroscópica.
III. CTV é o volume que engloba a doença macroscópica, GTV é o CTV mais uma margem que inclui o possível envolvimento microscópico de doença e PTV é o CTV mais uma margem que não leva em consideração os movimentos internos e externos do paciente.
IV. GTV é a área que inclui o possível envolvimento microscópico de doença, CTV é o volume que engloba a doença macroscópica e PTV é o CTV mais uma margem que leva em consideração apenas os movimentos internos do paciente.

Quais estão corretas?
Na braquiterapia ginecológica, a aplicação de fontes radioativas é feita diretamente dentro do(a) ________, permitindo que uma dose mais elevada de radiação seja entregue diretamente ao tumor, reduzindo a dose em tecidos saudáveis circundantes. A braquiterapia é geralmente realizada após a ________, para fornecer uma dose complementar ou boost e melhorar a eficácia do tratamento. As fontes de braquiterapia utilizadas são geralmente de baixa energia, como o ________, que permitem uma alta taxa de dose e uma rápida queda da dose fora do alvo.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Qual é o principal mecanismo pelo qual a radioterapia atua no tratamento de tumores, levando as células à morte celular?