limpar filtros
Questões por página:
Considere um paciente que se apresenta na emergência com bradicardia sintomática e hipotensão devido intoxicação por betabloqueador, sendo iniciadas medidas de suporte agudo do paciente grave. Assinale a alternativa que apresenta qual o antídoto pode ser usado nessa toxíndrome, especialmente quando refratário a drogas vasoativas.
Considere o seguinte laudo de uma angiotomografia de tórax solicitada na investigação de dissecção aguda de aorta: presença de dissecção de aorta com orifício de início após a artéria subclávia esquerda. Com base nas informações, quanto à classificação dessa dissecção de aorta, assinale a alternativa correta.
Sobre aspectos gerais da cardiopatia chagásica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) deve ser medida em todos os pacientes com sorologia positiva para a doença de Chagas, pois a dilatação assintomática do VE pode ser encontrada em até 20% dos pacientes chagásicos. ( ) Atualmente cerca de 40% dos pacientes com insuficiência cardíaca (IC) chagásica terão FEVE reduzida, enquanto nos demais casos terão IC com fração de ejeção intermediária ou preservada. ( ) A mortalidade de pacientes com IC chagásica pode alcançar 20% ao ano, sendo de prognóstico pior do que o observado em pacientes com IC secundária à doença isquêmica e não isquêmica. ( ) Devido ao elevado risco de reativação induzida pela imunossupressão, atualmente a cardiopatia chagásica não é mais considerada uma condição elegível para transplante cardíaco.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Quando se utiliza a terapia de ressincronização cardíaca (TRC) como arsenal do tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca, além dos elementos fundamentais para preencher os critérios de elegibilidade, sabe-se atualmente que algumas características são presentes nos chamados "hiperrespondedores". Sobre essas características, assinale a alternativa incorreta.
Considere um paciente que recebeu há 6 meses o diagnóstico de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida. Nesse período foram iniciadas e tituladas as medicações e atualmente está em uso de enalapril 20 mg de 12/12h, succinato de metoprolol 200 mg/dia e espironolactona 50 mg/dia, com boa tolerância pressórica e laboratorial. Nega demais comorbidades. Hoje, na consulta de retorno, ele relata que não apresenta edema mesmo já estando há cerca de 4 semanas sem diurético, e que realiza todas as atividades sem limitações, incluindo atividades laborais, exercícios na academia e ciclismo. Exame físico: dentro da normalidade. Exames laboratoriais: dentro da normalidade. Em relação à terapêutica, assinale a alternativa correta.