limpar filtros
Questões por página:
Considere a mais recente atualização da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Um paciente com insuficiência cardíaca com fração de ejeção (FE) reduzida, especificamente com FE de 40%, mantém-se sintomático (NYHA-classe funcional III), já faz uso de inibidor da neprilisina e do receptor de angiotensina há cerca de seis meses. Seu eletrocardiograma mostra fibrilação atrial. Assinale a alternativa correta quanto à conduta.
D.S.,58 anos, feminina, vem sendo acompanhada, com diagnóstico de diabetes mellitus. Seus últimos exames mostram glicemia de jejum de 126 mg/dl e hemoglobina A1C de 6,6%. Faz uso de metfomina 500 mg 2 x dia. Apresenta ainda clearance de creatinina estimado pela equação CKD-Epi de 91 ml/min, com albuminúria de 65 mg/g. É normotensa. Assinale a alternativa correta quanto à conduta.
Paciente com 27 anos de idade com história prévia de diabetes gestacional, apresentou os seguintes exames durante avaliação de rotina: glicemia de jejum = 111 mg/dl e hemoglobina A1C = 6,1%. Quanto ao diagnóstico e tratamento, assinale a alternativa correta.
Sobre as metas de Pressão Arterial (PA) Sistólica (PAS) e Diastólica (PAD), analise as afirmativas a seguir.
I. No hipertenso com DAC, a meta terapêutica é obter PA < 130 x 80 mmHg, mas a PAD deve se manter acima de 70 mmHg. II. O tratamento da hipertensão nos indivíduos diabéticos deve procurar manter valores < 130/80 mmHg, evitando-se a redução acentuada da PA para valores inferiores a 120/70 mmHg. III. Nos hipertensos de risco cardiovascular moderado, a meta de tratamento é alcançar valores inferiores a 140/90 mmHg.

Estão corretas as afirmativas:
Quanto às características gerais das diferentes classes de medicamentos anti-hipertensivos, assinale a alternativa incorreta.