IBFC - 2022 - EBSERH - Biólogo
limpar filtros
Questões por página:
A transfusão sanguínea é uma forma de transplante na qual o sangue total ou células sanguíneas de um ou mais indivíduos são transferidos intravenosamente para a circulação de outro indivíduo. As transfusões sanguíneas são realizadas mais frequentemente para repor o sangue perdido por hemorragia ou para corrigir defeitos causados pela produção inadequada de células sanguíneas, que pode ocorrer em uma variedade de doenças. A principal barreira para as transfusões sanguíneas bem-sucedidas é a resposta imune contra moléculas da superfície celular, que diferem entre os indivíduos. O sistema de aloantígenos mais importante na transfusão sanguínea é o sistema ABO. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa incorreta.
Anticorpos são proteínas circulantes produzidas em vertebrados em resposta à exposição a estruturas estranhas conhecidas como antígenos, e são os mediadores da imunidade humoral contra todas as classes de microrganismos. Os anticorpos são extremamente diversos e específicos em sua capacidade de reconhecer estruturas moleculares estranhas. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa incorreta.
O macrófago é uma das células do sistema imunológico. Sobre a função dessa importante célula do sistema imunológico inato, assinale a alternativa correta.
Biossegurança é um campo complexo, teleológico transdisciplinar, dinâmico e requer recursos humanos com disposição e experiência para atuar num processo contínuo de ações que sejam capazes de promover transformações nos serviços de saúde, bem como, em instituições de ensino e pesquisa, indústrias, entre outras. Pode-se dizer que o objetivo básico da Biossegurança na área da Saúde é _________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Conforme a ANVISA, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) é o organismo responsável pelas atribuições relativas ao estabelecimento de normas, análise de risco, definição dos níveis de Biossegurança e classificação de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs). Segundo a CTNBio, os níveis de Biossegurança são classificados em quatro: NB-1 (nível 1 de Biossegurança); NB-2 (nível 2 de Biossegurança); NB-3 (nível 3 de Biossegurança); e NB-4 (nível 4 de Biossegurança). Da mesma forma, os agentes biológicos são classificados como pertentes a 4 classes de risco: Classe de Risco I, Classe de Risco II, Classe de Risco III e Classe de Risco IV. Assinale a alternativa que apresenta organismos da Classe de Risco III.