limpar filtros
Questões por página:
No cotidiano do profissional de saúde, a necessidade de comunicar más notícias é constante. Pelos dilemas pessoais e profissionais que origina, a comunicação de más notícias é desafiadora e é considerada uma das áreas mais difíceis e complexas no contexto das relações interpessoais. Em relação à comunicação de más notícias, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A comunicação se baseia apenas na troca ou na transmissão de informações.
( ) Muitos estudos comprovaram que a conduta adotada pelo profissional no momento de se comunicar assume, por vezes, maior importância que o próprio conteúdo da mensagem.
( ) O processo de comunicação deve ser iniciado desde os primeiros contatos com o paciente, e não apenas no momento de expor más notícias.
( ) A comunicação eficiente produz no doente um sentimento de insegurança em relação à doença e ao prognóstico, assim como insegurança em relação ao próprio profissional de saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Em psicologia hospitalar, uma demanda passível de intervenção pelo psicólogo é o hospitalismo. Assinale a alternativa que não corresponde a uma característica do hospitalismo.
Um paciente internado por uma doença aguda pode demonstrar sentimento de raiva direcionada à equipe assistencial, culpando-os por seu estado de saúde como forma de aplacar a angústia que não consegue conter. Tal situação trata-se de um mecanismo de defesa conhecido como ____________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Quanto à definição do papel do psicólogo hospitalar junto à equipe multiprofissional, não cabe ao psicólogo hospitalar:
A ética em saúde tem sido tema de constante diálogo entre as diversas categorias que compõe equipes assistenciais. Na psicologia hospitalar, assinale a alternativa correta em relação ao comportamento ético do psicólogo que compõe uma equipe multiprofissional.