limpar filtros
Questões por página:
“Vamos considerar algumas características adaptativas das plantas que crescem em ambientes desérticos — caules suculentos e colunares (os quais garantem a capacidade de armazenar água), espinhos protetores e folhas reduzidas. Três famílias fundamentalmente diferentes de plantas floríferas — Euphorbiaceae, Cactaceae e Asclepiadaceae — têm membros que evoluíram nesta direção. (...) Os cactos nativos (com uma exceção) ocorrem exclusivamente no Novo Mundo. Os representantes suculentos comparáveis das famílias das euforbiáceas e asclepiadáceas ocorrem principalmente nas regiões desérticas da Ásia e especialmente da África, onde eles desempenham um papel ecológico similar aos dos cactos do Novo Mundo.”
(RAVENP.H.; EVERT R. F.; EICHHORN S. E. Biologia Vegetal.7a ed. Editora Guanabara Koogan S. A., Rio de Janeiro.2011).

O texto descreve um exemplo de:
Sobre os tecidos meristemáticos vegetais está correto afirmar que:
As doenças virais são quase sempre transmitidas de planta para planta por invertebrados, como insetos e nematoides. A maioria das doenças virais de plantas é causada por vírus de RNA, como o mosaico do tabaco. Em humanos, há também doenças causadas por vírus de RNA, entre as quais o(a):
Vários frutos de espécies nativas possuem grande potencial de comercialização, como os frutos do umbuzeiro (Spondias tuberosa), por exemplo. No entanto, o cultivo comercial dessa espécie é limitado pela dificuldade da obtenção de mudas, principalmente devido à necessidade de superar a dormência de suas sementes. Com o intuito de quebrar essa dormência, uma possibilidade seria expor as sementes ao fitormônio:
Os movimentos estomáticos de abertura ocorrem: