limpar filtros
Questões por página:
Tontura é uma das queixas mais comuns na prática clínica. Um paciente com esta queixa demanda de um minucioso exame otológico, neurológico e cardiovascular. O exame neurológico é fundamental na busca de sinais como disartria, ataxia, dismetria e disdiadococinesia por indicarem disfunção cerebelar. Atenção especial deve ser dada também para a avaliação do oitavo par de nervos cranianos.Disdiadococinesia é:
A vacina dTpa (que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche) foi incorporada ao calendário de vacinação da gestante em 2014 e é fundamental para a redução da mortalidade dos recém-nascidos. O esquema de vacinação da dTpa recomendado pelo Ministério da Saúde é uma dose da vacina em cada gestação entre as semanas gestacionais:
A epilepsia é uma síndrome neurológica determinada por desorganizadas descargas elétricas no cérebro. Essas alterações geram crises que se manifestam de diversas maneiras, de acordo com a área afetada.Em relação ao tratamento dessa síndrome, é correto afirmar que:
A definição de caso com suspeita da febre do vírus Zika, doença transmitida principalmente pelo Aedes aegypti e Aedes albopictus, é feita quando o paciente apresenta exantema ____________________ acompanhado de dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas: febre ou hiperemia conjuntival sem secreção e prurido ou poliartralgia ou edema periarticular.”
Assinale a alternativa que completa
corretamente a afirmativa anterior.
No Brasil, a hipertensão arterial atinge cerca de 32% da população adulta e mais de 60% da população idosa sendo um grave problema de saúde pública. Analise as afirmativas acerca desta doença.

I.A hipertensão arterial contribui direta ou indiretamente para as mortes por doenças cardiovasculares que representam a terceira maior causa de morte no país.
II.Apenas uma pequena parte dos indivíduos classificados como “pré-hipertensos” irá desenvolver a hipertensão arterial e suas complicações.
III.
A hipertensão tem maior prevalência nos negros que nas outras raças no Brasil.
IV.
Em crianças, na interpretação dos valores da pressão arterial obtidos devem ser consideradas as variáveis idade, sexo e altura.

Estão corretas apenas as afirmativas