limpar filtros
Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir: I. A fase precoce da leptospirose humana é caracterizada pela instalação abrupta de febre, comumente acompanhada de cefaleia e mialgia e, frequentemente, não pode ser diferenciada de outras causas de doenças febris agudas. Em alguns pacientes, a leptospirose progride para a fase tardia da doença, que é associada com manifestações mais graves e potencialmente letais. II. Entre as manifestações hemorrágicas da febre hemorrágica da dengue incluem-se petéquias, equimoses, epistaxe, gengivorragia, hemorragia em diversos órgãos (gastrintestinal, intracraniana), ansiedade, depressão e diabetes. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. O sarampo é uma doença que compromete a resistência do hospedeiro, facilitando a ocorrência de superinfecção viral ou bacteriana. Por isso, são raras as complicações, principalmente nas crianças até os 2 anos de idade, em especial as desnutridas, e adultos jovens. II. O ser humano, os mosquitos e os peixes são os únicos reservatórios naturais da coqueluche. Ainda não foi demonstrada a existência de portadores crônicos; entretanto, podem ocorrer casos oligossintomáticos, com pouca importância na disseminação da doença. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. Nas crianças, a tuberculose pós-primária costuma causar o comprometimento ganglionar mediastínico e cervical (forma primária), que se caracteriza por lesões bipolares, denominadas lúpus eritematoso sistêmico ou artrite reumatoide. II. A leptospirose humana apresenta manifestações clínicas muito variáveis, com diferentes graus de severidade. As manifestações clínicas variam desde formas assintomáticas e subclínicas até quadros clínicos graves associados a manifestações fulminantes. Didaticamente, as apresentações clínicas da leptospirose foram divididas considerando as fases evolutivas da doença: fase precoce (fase leptospirêmica) e fase tardia (fase imune). Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. O quadro clínico da tuberculose pós-primária não apresenta nenhum sinal ou sintoma característico. Observa-se, normalmente, comprometimento do estado geral, febre baixa vespertina com sudorese, inapetência e emagrecimento. Quando a doença atinge os pulmões, o indivíduo pode apresentar dor torácica e tosse produtiva, acompanhada ou não de escarros hemoptoicos. A tosse produtiva é o sintoma mais frequente da forma pulmonar. II. A primeira manifestação da dengue clássic é a febre alta (entre 34ºC e 36ºC), de início abrupto, seguida de cefaleia, mialgia, prostração, artralgia, anorexia, astenia, dor retroorbital, náuseas, vômitos, exantema e prurido cutâneo. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. O período de incubação da coqueluche é, em média, de 50 a 60 dias, podendo variar de 12 a 17 semanas e, raramente, até 120 dias. II. A fase precoce da leptospirose humana tende a ser crônica e durar de 3 a 7 anos, deixando muitas sequelas. Essa doença é frequentemente diagnosticada como uma “síndrome gripal”, uma “virose” ou outras doenças que ocorrem na mesma época, como dengue ou influenza. Marque a alternativa CORRETA: