limpar filtros
Questões por página:
É uma infecção fúngica sistêmica podendo apresentar-se desde uma infecção assintomática até a forma de doença disseminada com êxito letal. Constitui-se na mais comum infecção respiratória causada por fungo. É adquirida por inalação de esporos dispersos no ambiente rico em guano (fezes de morcegos e aves) e está amplamente distribuída no mundo. No Brasil, diversos trabalhos têm demonstrado a alta prevalência da infecção em vários estados. Tratamos aqui da:
A CRIPTOCOCOSE, também conhecida por Torulose, Blastomicose Européia, Doença de BusseBuschke é uma micose sistêmica causada por um complexo de fungos patogênicos identificados no gênero Cryptococcus. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I- Adquirida através da inalação de propágulos infectantes, inclui duas entidades clínicas distintas: criptococose oportunística, cosmopolita, associada a condições de imunodepressão celular, causada por Cryptococcus neoformans var. neoformans e criptococose primária, endêmica em áreas tropicais e subtropicais, ocorre em hospedeiros aparentemente normais, causada por Cryptococcus neoformans var. gattii.
II- Das duas entidades apenas a criptococose primária causa meningoencefalite de base, de evolução grave, fatal, acompanhada ou não de lesão pulmonar evidente, fungemia e focos secundários para pele, ossos, rins, supra-renal, entre outros.
III- A partir de 1980, na era AIDS, ocorreu aumento marcante da criptococose oportunística em todo mundo, o que gerou o interesse e marcada expansão da pesquisa sobre este agente. Dentre as micoses sistêmicas, a criptococose tem sido relatada como a mais prevalente em termos de internação.
IV- Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil predomina a criptococose associada à AIDS, em homens, causada pela variedade neoformans.

Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:
Os exames complementares de diagnóstico essenciais incluem a imagiologia dos pulmões através de radiografia torácica e exames de tomografia computorizada (TC). A aparência típica da doença pulmonar intersticial inclui nódulos finos alargados, um padrão tipo rede ou uma indefinição geral. As TC de alta resolução podem ser utilizadas para ajudar a definir o tipo específico de doenças pulmonares intersticiais olhando para o tipo e propagação das sombras na imagem do pulmão. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I- Na fibrose pulmonar avançada os pulmões podem ter uma aparência de “favo de mel” devido à destruição extensa dos alvéolos e ao desenvolvimento de pequenos espaços quísticos no pulmão.
II- Os testes à função pulmonar e os níveis de oxigénio no sangue também são importantes para o diagnóstico e a monitorização do progresso da doença pulmonar intersticial.

III- O tratamento da doença pulmonar intersticial inclui medicamentos anti-inflamatórios (por ex., esteroides) e anti-cicatrizantes. Estes são mais provavelmente eficazes na sarcoidose, alveolite alérgica extrínseca e em algumas das raras doenças pulmonares idiopáticas, mas frequentemente têm pouco efeito noutras doenças como a fibrose pulmonar idiopática.

IV- Uma biopsia pulmonar cirúrgica, na qual se extraem e examinam amostras de tecido pulmonar, é por vezes realizada para um diagnóstico exato de doença pulmonar intersticial e sua utilização tem aumentado à medida que a não tem havido ganho de qualidade nos exames TC.

Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
Em relação ao tratamento de abscessos pulmonares, marque o item INCORRETO:
Sobre insuficiência respiratória, analise os itens abaixo:

I- Uma causa comum de insuficiência respiratória hipoxêmica é uma anormalidade do tecido pulmonar, como a síndrome do desconforto respiratório agudo, pneumonia grave, excesso de líquido nos pulmões (por exemplo, causado por insuficiência cardíaca ou insuficiência renal) ou fibrose pulmonar. Essas anormalidades comprometem a habilidade dos tecidos pulmonares em absorver oxigênio do ar.

II- A insuficiência respiratória hipercápnica também pode ocorrer se o fluxo sanguíneo nos pulmões se tornar anormal, como acontece quando um coágulo de sangue bloqueia uma artéria pulmonar (embolia pulmonar). Essa doença não compromete a habilidade dos tecidos pulmonares em absorver oxigênio, mas sem o fluxo sanguíneo para uma parte dos pulmões, o oxigênio não pode ser adequadamente extraído do ar.

III- A doença subjacente causando a insuficiência respiratória precisa ser tratada. Por exemplo, são usados antibióticos para tratar pneumonias causadas por infecções bacterianas e broncodilatadores em pessoas com asma, para abrir as vias aéreas. Outros medicamentos podem ser administrados, por exemplo, para reduzir a inflamação e tratar dos coágulos sanguíneos.

IV- Vale salientar que quadros de IR aguda podem instalar-se tanto em indivíduos previamente sadios como, também, sobrepor-se à IR crônica, em pacientes com processos de longa data. Nessa última situação, o uso do termo IR crônica, agudizada é aceitável.

Analisados os itens, é CORRETO afirmar que: