limpar filtros
Questões por página:
Uma paciente de 67 anos, com quadro de dor articular assimétrica, atingindo principalmente articulações interfalangianas distais e grandes juntas, principalmente em joelho esquerdo, com começo nos 64 anos de idade e vem piorando com o passar da idade, refere melhora ao repouso. Aos exames, foi verificado líquido sinovial não inflamatório, PCR pouco elevado e VHS dentro da normalidade. Entre as patologias que cursam com os achados clínicos e laboratoriais da questão, qual é mais bem caracterizada como hipótese diagnóstica:
No tocante ao Código de Ética Médica, é CORRETO afirmar que ele é orientado por ditames principiológicos. Abaixo, aponte a alternativa INCORRETA em relação a esses princípios fundamentais do nosso Código de Ética Médica:
Uma mulher de 50 anos, residente no estado de Minas Gerais, já apresentando lesões em tornozelos, joelhos, mãos e punhos, com lesões há mais de 6 anos. Ao exame, apresentava artrite em joelhos e punhos, squeeze test positivo em pés, lesões em “botoeira” em quirodáctilos, fez tratamento com corticoterapia por longa data e já com terapia biológica para artrite reumatoide. Nesse contexto, cuja terapia biológica está vigente, quais imunizações são todas contraindicadas devido ao tratamento atual:
Acolher é dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito, agasalhar, receber, atender, admitir (MICHAELIS,2009). Sobre acolhimento de acordo com a Política Nacional de Humanização, podemos AFIRMAR que:
"Abaixa a máscara para eu ver esse sorriso lindo?". A frase faz parte de uma publicação da médica Flávia Brito no Twitter que, em poucas horas, viralizou. Diversas mulheres, principalmente da área da saúde, incluíram seus relatos com situações parecidas, envolvendo o assédio por parte dos homens. Em entrevista ao VivaBem, a ortopedista disse que estava sozinha com o paciente, que já fazia diversos elogios a ela. "Ele elogiou minha letra, achei simpático e agradeci —até pelo estigma que os médicos têm. Depois, ele brincou sobre meu carimbo ser de diamante por ter strass nele.". Em seguida, o paciente perguntou se poderia pedir uma coisa à médica. "Achei que ia solicitar um atestado e já fui fazendo. Mas ele pediu para eu tirar a máscara para ver 'meu sorriso lindo'", conta. "Fiquei sem reação por alguns segundos, até entender tudo. Me levantei e fui abrindo a porta para ele se levantar logo e sair. Me senti muito desrespeitada."
Reportagem retirada do jornal de notícias VivaBemUol, publicada no dia 7 de junho de 2021 sob o link: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/06/07/r elatos-de-assedio-de-profissionais-de-saude-impacto-saudemental.htm

Considerando o Código de ética profissional, assinale a opção FALSA: