limpar filtros
Questões por página:
A operação ou manutenção do edifício é tão importante quanto as escolhas feitas durante a obra, pois, o custo de operação de uma edificação (conservação, manutenção e consumo), é parcela considerável do investimento acumulado ao longo da vida útil da edificação. Portanto, avaliar a qualidade ambiental de uma edificação implica não apenas acompanhar o desenvolvimento do projeto e da obra, mas também, do custo operacional do edifício. Com base no texto acima, um indicador do custo operacional da edificação é o custo com:
A sede do Ministério da Educação e Saúde Pública (atual Palácio Capanema) no Rio de Janeiro, projetada por uma equipe de arquitetos (Oscar Niemeyer, Carlos Leão, Ernani Vasconcelos, Affonso Reidy, Jorge Machado Moreira e Burle Marx) sob a direção de Lucio Costa e com a colaboração do mestre francês Le Corbusier, é considerada um dos mais importantes exemplos de arquitetura moderna no mundo. O conjunto é formado por dois edifícios que se interceptam perpendicularmente, apresentando áreas abertas em pilotis que separam as áreas fechadas do pavimento térreo, formando um “T”. A aplicação da chamada curtain wall, fachada de vidro e a primeira aplicação em grande escala do brise-soleil, proporcionam importante sentimento de contemporaneidade ao edifício. As fachadas laterais são empenas cegas. A fachada norte diferencia-se da fachada sul pela incorporação de uma estrutura reticular ortogonal de concreto, com um metro de espessura, onde sustenta três brises horizontais de fibrocimento pintados de azul. Os protetores solares são elementos arquitetônicos que, quando bem empregados e projetados, podem contribuir para:
Nos últimos vinte anos, com o objetivo de incentivar mudanças no setor da construção civil para adequação às agendas de sustentabilidade, vários países desenvolveram sistemas de certificação ambiental para edificações, utilizados para atribuir a edificação um selo no qual permite registrar os ganhos ambientais que a edificação pode proporcionar. Estas ferramentas são voltadas, principalmente, para questões relativas a impactos ao meio ambiente e consumo de recursos naturais. Segundo os especialistas na área, o maior desafio ao adotar estratégias de design sustentável tende a ser o custo associado à seleção de materiais e sistemas de construção que atendem aos critérios do sistema de classificação. Para compensar isso, cidades de diversos países desenvolveram códigos ou outra legislação que exigem estratégias ecológicas, com critérios de desempenho energético, podendo ou não exigir o uso de determinado sistema de classificação. Em geral, as certificações levam em conta características da edificação como:
Em 2018, um incêndio de grandes proporções tomou em grande escala o Museu Nacional, em São Cristóvão no Rio de Janeiro. A maior parte dos 20 milhões de itens que o museu abrigava foi totalmente destruída. Nele, estava o mais antigo fóssil humano já encontrado no país, a Luzia; a coleção egípcia que começou a ser adquirida ainda por Dom Pedro I; a coleção de arte e artefatos greco-romanos da Imperatriz Teresa Cristina e coleções de paleontologia que incluam o fóssil de um dinossauro proveniente de Minas Gerais. Em 2020, a Polícia Federal encerrou as investigações sobre a tragédia e afirmou que o incêndio não foi criminoso. As chamas foram iniciadas a partir de um curto-circuito causado pelo superaquecimento em um aparelho de arcondicionado. Acredita-se que o fato ocorreu por falta de manutenção adequada e de investimentos. A segurança contra incêndio faz parte das medidas de segurança física a serem adotados num estabelecimento e deve ser entendida como um conjunto de medidas para prevenção, detecção e combate de um incêndio e sua consequente contenção ou extinção. Segundo o corpo de bombeiros, são aplicadas medidas ativas e medidas passivas e de segurança contra incêndio. Aponte a seguir a opção que apresenta medidas ativas:
Segundo o decreto-lei 25 de 30 de novembro de 1937, “constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”. O tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação de legislação específica regime jurídico diferenciado ao bem. No entanto, o tombamento não é a única forma de preservação. Em 8 de janeiro de 2003 em Brasília, os prédios que formam os três poderes: o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Congresso Nacional (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário), todos edifícios tombados pelo patrimônio histórico e artístico nacional como peça urbanística dentro da escala monumental do projeto do Plano Piloto de Brasília projetado do Lúcio Costa (considerado como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco em 1987) foram severamente depredados. Ainda que, reconhecidamente, façam parte de um seleto grupos de edifícios preservados, o tombamento não foi suficiente para evitar, na prática, os danos causados pelo vandalismo. A opção que apresenta outra forma de preservação dos bens culturais móveis e imóveis de valor cultural e importância histórica no Brasil é: