limpar filtros
Questões por página:
Vítor,4 anos e 10 meses, foi levado ao fonoaudiólogo por sua cuidadora com queixa de “trocas na fala”. Durante a anamnese, a mãe relatou que a criança nasceu com 37 semanas de gestação, em uma cesárea. Vítor nasceu com icterícia e foi colocado no CPAP; não foram relatadas outras intercorrências. A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) foi realizada na maternidade. No laudo, constam emissões otoacústicas transientes presentes bilateralmente. Segundo a cuidadora, esse foi o único exame auditivo realizado pela criança até o presente momento. A mãe refere que a criança apresenta muitos quadros de infecção respiratória. Tendo em vista as Diretrizes de Atenção Triagem Auditiva Neonatal, assinale a alternativa correta.
As apraxias e as disartrias são distúrbios de fala adquiridos por lesão neurológica; todavia, possuem características específicas. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
As disfagias mecânicas resultam da dificuldade alimentar secundária, e da perda sensorial e/ou muscular de estruturas responsáveis pela deglutição fisiológica normal. Geralmente, o controle neurológico central e de nervos periféricos estão intactos. Com base nisso, assinale a alternativa correta.
A deglutição do recém-nascido possui alto grau de complexidade, supre as necessidades básicas de alimentação e se apresenta com um grau significativo de integração sensorial e neuromotora. A partir dessa afirmação e do conhecimento sobre as perspectivas neuroevolutivas globais e anatômicas do recém-nascido, assinale a alternativa correta.
Luana,8 anos, foi levada ao atendimento fonoaudiológico por sua mãe. Na entrevista inicial, foi relatado que a criança demorou a proferir as primeiras palavras. Durante a avaliação fonoaudiológica, foi observada uma linguagem expressiva aquém do esperado, dificuldade em estruturar orações, baixo desempenho em tarefas de consciência fonológica e memória de curto-prazo fonológica. Com base nas possíveis alterações de linguagem, assinale a alternativa correta.