limpar filtros
Questões por página:
Dadas as afirmativas referentes aos medicamentos genéricos e do Uso Racional de Medicamentos (URM),
I. A bioequivalência é a fração de uma dose ingerida de um fármaco que tem acesso à circulação sistêmica. A vigilância sanitária, o órgão responsável pelos critérios de aferição de bioequivalência dos medicamentos genéricos, garante a intercambialidade. II. O Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM), no âmbito do Ministério da Saúde, possui caráter consultivo e propositivo sobre as atividades para a promoção do uso racional de medicamentos. III. A lei dos medicamentos genéricos (Lei nº 9.787/1999) estabelece a importância do farmacêutico nas ações de farmacovigilância, as quais, além de tratar dos efeitos adversos, serão utilizadas, também, para assegurar o uso racional de medicamentos. IV. A assistência farmacêutica envolve diversas ações de saúde demandadas por uma comunidade, inclusive a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos.

verifica-se que está/ão correta/s
A compreensão da farmacocinética, por é necessária para determinar a efetividade clínica de um medicamento. A farmacocinética, meio das etapas de absorção, de distribuição, de metabolismo e de excreção, descreve o movimento do fármaco no organismo após sua administração. Acerca da farmacocinética, assinale a alternativa correta.
A depressão e a ansiedade são doenças distintas, e cada uma delas tem causas, sintomas e tratamentos farmacológicos específicos. Um sono de qualidade ruim e/ou insatisfatório pode tanto desencadear quanto agravar sintomas ansiosos e depressivos. Quanto aos fármacos, assinale a alternativa correta.
Paciente de 57 anos, do sexo masculino, com hipertensão, vai a farmácia medir sua pressão e apresenta o valor de 150/100 mmHg. O farmacêutico faz uma anamnese e identifica que o paciente não vai ao médico há três anos e que, desde o diagnóstico, vem utilizando hidroclorotiazida 25 mg, uma vez ao dia; no entanto, refere que sua pressão habitual é 150/100 mmHg e que se esquece do medicamento frequentemente. Utilizando a classificação de Cipolle, Strand e Morley (2004), o farmacêutico avalia que o paciente apresenta Problema Relacionado a Medicamento (PRM) do tipo:
I. indicação, pois há necessidade de terapia adicional; II. segurança, pois o medicamento não está apresentando o efeito desejado; III. efetividade, pois a dosagem da hidroclorotiazida está baixa para esse paciente; IV. adesão, pois o paciente não adere à terapia prescrita.
Das afirmativas, verifica-se que está/ão correta/s
Assinale a alternativa correta acerca das notificações de receita de medicamentos sujeitos a controle especial.