limpar filtros
Questões por página:
Dadas as afirmativas sobre os princípios para a análise da produtividade da mão de obra na construção civil,
I. O indicador adotado é denominado Razão Unitária de Produção – RUP. II. A produtividade relaciona o esforço despendido com a quantidade produzida. III. Auxiliam a gerência no estabelecimento de metas de desempenho para as equipes. IV. A medição de produtividade contempla o tempo efetivo de produção, excluídos os tempos improdutivos. V. Uma equipe com RUP de 0,64 Hh/m2 apresenta o dobro de produtividade que uma equipe com RUP de 0,32 Hh/m2.
verifica-se que estão corretas apenas
No perfil transversal de infraestrutura urbana, é apresentada uma série de dispositivos como faixa de tráfego; pavimentos; pista de rolamento; elementos derivados de projetos geotécnicos, como taludes, cortes, aterros e rampas, bem como elementos de captação e escoamento de águas pluviais, tais como sarjetas, valetas de proteção, dentre outros dispositivos essenciais para apoio do subsistema de infraestrutura rodoviária que garantem a mobilidade e o transporte nas estradas do país.
Imagem associada para resolução da questão

Baseado nas informações, assinale a alternativa que define quais subsistemas, além do rodoviário, estão presentes nesse perfil.
Dadas as afirmativas sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, Lei nº 14.133/2021, e os dispostos sobre obras e serviços de engenharia e arquitetura,

I. A indicação de marca para o fornecimento de bens e materiais de engenharia e arquitetura é vedada, sob qualquer circunstância.
II. São modalidades de licitação a empreitada por preço unitário ou global, a contratação integrada e a empreitada integral.
III. Compõe a fase preparatória do processo o Estudo Técnico Preliminar (ETP).

verifica-se que está/ão correta/s

Com a evolução da representação gráfica na Arquitetura e Urbanismo, diversos programas evoluíram desde 1995, iniciando com os primeiros programas Computer Aided Design ou Desenho Assistido por Computador (CAD), fazendo que a prancheta, antes física, passasse a ser virtual com o uso desses softwares. Essa geração de programas evolui a cada década e, atualmente, possuímos as chamadas plataformas Building Information Modeling ou Informações de Modelagem do Edifício (BIM), que permitem maior integração de especialidades e compatibilização entre projetos, fazendo que todos os projetistas trabalhem no mesmo arquivo em diversas dimensões (2D,3D,4D,5D...nD), desde a fase de concepção, de planejamento, de detalhamento até a de execução do projeto e do funcionamento do edifício. No entanto, para que seja feita essa integração, deve ser usada uma extensão de arquivo universal neutro que integra e promove a chamada “interoperabilidade” entre diversos programas de desenho das plataformas BIM e CAD. A partir desse texto-base, assinale a alternativa que apresenta a extensão de arquivo que permite essa integração.
Dadas as afirmativas sobre a Estrutura Analítica de Projeto (EAP),
I. A EAP é uma ferramenta voltada à entrega do trabalho a ser executado por um projeto, auxiliando no cumprimento de seus objetivos, por meio da identificação das entregas necessárias.
II. A decomposição hierárquica da EAP está relacionada à ideia de haver um projeto maior, que pode ser subdividido em partes entregáveis, as quais se caracterizam por serem relativamente independentes entre si.
III. Na estruturação da EAP, o conjunto de atividades deve, necessariamente, ser apresentado na sequência predefinida no tempo, ou seja, considerando suas precedências.
IV. Uma EAP pode ser apresentada por meio de um produto, de entregáveis, de pacotes de trabalho e de atividades.

V. Um entregável pode ser definido como qualquer produto, resultado ou capacidade para realizar um serviço exclusivo e verificável que deve ser produzido para terminar um processo, uma fase ou um projeto.

verifica-se que está/ão correta/s