limpar filtros
Questões por página:
Quanto à definição dos termos aplicáveis às tintas para construções não industriais, segundo a NBR 12554 – Tintas para edificações não industriais, correlacione as colunas abaixo, associando o termo técnico à sua definição, e assinale a alternativa com a sequência correta da coluna 2 de cima para baixo.
Coluna 1 – Termos ( 1 ) Solvente ( 2 ) Verniz ( 3 ) Fundo ( 4 ) Impregnante ( 5 ) Tinta
Coluna 2 – Definições

( ) Produto com a finalidade de preparar as superfícies para receber o acabamento.
( ) Substância utilizada para solubilizar ou dissolver outros materiais, proporcionando viscosidade apropriada para aplicação da tinta em um substrato.
( ) Revestimento orgânico que, quando seco, forma um filme transparente, utilizado como acabamento, em ambientes interiores e exteriores, para proteção e decoração de superfícies de madeira, concreto, entre outras.
( ) Composição química formada por uma dispersão de pigmentos em uma solução ou emulsão de um ou mais polímeros que, ao ser aplicada na forma de uma película fina sobre uma superfície, adere a ela, transformando-se em um revestimento, com a finalidade de proteger, cobrir e embelezar a superfície.
( ) Acabamento indicado para madeira que, ao ser aplicado, é absorvido pelo substrato e, após a secagem final, forma um filme de baixa camada, podendo ser transparente ou opaco.

Na NBR 12722 – Discriminação de serviços para construção de edifícios, são discriminados os serviços técnicos necessários à elaboração de planejamento, de projetos, de fiscalização e de condução das construções, destinados especialmente às edificações de propriedade pública ou privada, residenciais, comerciais, industriais ou agrícolas. Com base nessa normativa, na fase de construção, identifique quais dos itens abaixo são serviços atinentes à fiscalização e assinale a alternativa correta.
I. Manter, sempre que necessário, contato com os autores dos projetos (arquitetônico, estrutural e das instalações) e o construtor, a fim de se inteirar das medidas técnicas e administrativas adotadas para a perfeita construção da edificação, recebendo para esse fim a documentação necessária.
II. Acompanhar o controle tecnológico do material empregado nos diferentes serviços, em face das determinações contidas nas especificações.
III. Acompanhar o andamento dos serviços da obra e a comparação destes com os cronogramas.
IV. Fiscalizar e verificar a eficiência das medidas de segurança empregadas pelo construtor.
Na NBR 13753 – Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Procedimento, são estabelecidos os requisitos para a execução, a fiscalização e o recebimento de revestimento de pisos cerâmicos assentados com argamassa colante. Com base nessa normativa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Em exteriores, sempre que a área do piso for igual ou maior que 100 m² ou sempre que uma das dimensões do revestimento for maior que 25 m, devem ser executadas juntas de movimentação.
II. O contrapiso deve ser executado com antecedência mínima de 7 dias em relação ao assentamento do revestimento cerâmico, visando diminuir o efeito da retração da argamassa sobre o piso cerâmico a ser executado.
III. O rejuntamento das placas cerâmicas deve ser iniciado, no mínimo, após 3 dias de seu assentamento, fazendo-se uso de pranchas largas de madeira para andar sobre o piso.
IV. O revestimento só deve ser submetido à limpeza final depois de transcorridos, no mínimo,3 dias após o rejuntamento dos pisos cerâmicos.
De acordo com a NR 35 – Trabalho em altura, é correto afirmar que:
Com respaldo na NBR 16280 – Reforma em edificações – Sistema de gestão de reformas – Requisitos, analise as afirmativas abaixo quanto aos requisitos para os sistemas de gestão de controle de processos, projetos, execução e segurança e assinale a alternativa correta.
I. Durante a realização das obras de reforma, todos os sistemas de segurança da edificação devem permanecer em funcionamento ou, se necessário, devem ser previstos sistemas alternativos.
II. Não pode ocorrer obstrução, mesmo que temporária ou parcial, das saídas de emergência da edificação. Caso necessário, devem ser criadas rotas de fuga e saídas de emergência compatíveis com a NBR 9077 – Saídas de emergência em edifícios, que devem ser implementadas antes do início da reforma.
III. Se for constatada a alteração do escopo da reforma, a obra deve ser imediatamente suspensa e o acesso de materiais e de funcionários deve ser proibido. Toda a documentação deve ser submetida a nova análise pelo profissional habilitado, com sua aprovação, e somente após o comunicado formal ao proprietário, possuidor ou responsável legal a obra pode ser retomada.
IV. Após as obras de reforma, devem ser implementados controles que validem as condições de terminalidade ou de recebimento das etapas da obra, de modo a garantir o cumprimento dos requisitos legais e as especificações elencadas no plano de reforma.