limpar filtros
Questões por página:
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres dos indivíduos de uma determinada sociedade, foi construída e conquistada ao longo dos séculos e hoje apresenta ainda diversas manifestações. Assim, sobre Cidadania, ao longo do tempo, é correto afirmar que,
Aprovada em 18 de setembro de 1850,14 dias após a aprovação da Lei Eusébio de Queiroz, que proibia o tráfico de escravos para o Brasil, a Lei de Terras estabelecia o fim da apropriação de terras, pois, a partir dela, nenhuma terra poderia ser apropriada através do trabalho, somente adquirida por compra do Estado. Esta lei previa, também, subsídio à vinda de colonos do exterior para serem contratados no Brasil.
Sobre a Lei de Terras, pode-se concluir acertadamente que
O Capitalismo, sistema econômico e social desenvolvido desde a Idade Média europeia, trouxe ao mundo uma forma própria de relacionar antigas instituições sociais como a propriedade, a política e a religiosidade com as suas premissas básicas. Observe o que se diz a seguir sobre o capitalismo.
I. No capitalismo, a propriedade coletiva da terra e dos outros meios de produção de riqueza é a base para o desenvolvimento econômico dos indivíduos.
II. Como em outros sistemas econômicos, o controle da atividade política foi importante para o desenvolvimento do capitalismo.
III. Tendo o lucro como objetivo central da atividade capitalista, esse sistema econômico não defende a acumulação do capital.
IV. Pensadores de diferentes correntes, como Marx e Weber, viam a religião como uma forma de controlar ou orientar as ações humanas na sociedade.

Está correto o que se afirma somente em
A Pedagogia histórico-crítica apresenta, segundo João Luiz Gasparin (2002), como contribuição para os procedimentos didáticos, que os planos de unidade e de aulas das disciplinas de sociologia e história sigam os seguintes passos: prática social inicial do conteúdo; problematização; instrumentalização; catarse e prática social final. Sobre esses passos, é correto dizer que
Após o fim da Segunda Grande Guerra Mundial, sob o pretexto de conter o avanço do comunismo soviético, ficou evidenciada a mudança de uma “política da boa vizinhança”, não intervencionista, dos EUA em relação à América Latina, para a velha política intervencionista que caracterizou a relação dos governos estadunidenses com os demais países da América, considerada área de influência histórica dos Estados Unidos. Em relação à política externa dos EUA na América Latina, é correto afirmar que