limpar filtros
Questões por página:
SUS é uma sigla que significa Sistema Único de Saúde, o sistema de saúde pública do Brasil. O SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela lei nº 8080/90. É CORRETO afirmar que é objetivo do Sistema Único de Saúde:
Para a Psicologia Social, nós desenvolvemos atitudes, como crenças, valores e opiniões, em relação aos objetos do meio social, Bock (1999) afirma que “As atitudes do ser humano são importantes, pois são elas que norteiam nosso comportamento. Há a influência dos motivos, interesses e necessidades com que nos apresentamos na situação. Este conjunto de aspectos psicológicos permite-nos entender, atribuir significado e responder ao outro”. Sendo assim é ERRADO afirmar que:
Com relação ao conceito de normal e patólogico no que se diz respeito ao psiquismo humano, avalie as afirmações a seguir: I. Aquilo que é considerado normal em determinadas condições e contextos, não pode se tornar patológico em outras situações, tendo em vista a linearidade das concepções sobre o padrão de normalidade. II. Existe um consenso entre o conceito de normalidade tanto para a saúde mental como para a psicopatologia, onde é tudo bem definido. III. A fronteira entre o normal e o patológico é imprecisa para diversos indivíduos considerados simultaneamente, mas é precisa para um único e mesmo indivíduo considerado sucessivamente.
Sobre a Lei do planejamento familiar, nº9.263, de 12 de janeiro de 1996, o Art.3º “traz que o planejamento familiar é parte integrante do conjunto de ações de atenção à mulher, ao homem ou ao casal, dentro de uma visão de atendimento global e integral à saúde. Parágrafo único – As instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde, em todos os seus níveis, na prestação das ações previstas no caput, obrigam-se a garantir, em toda a sua rede de serviços, no que respeita a atenção à mulher, ao homem ou ao casal, programa de atenção integral à saúde, em todos os seus ciclos vitais, que inclua, como atividades básicas...” É CORRETO afirmar que:
É evidente que uma das diferenças fundamentais entre a psicanálise e as terapias não-psicanalíticas consiste no fato de empregar-se ou não a metapsicologia freudiana, ou de origem freudiana, para compreender o processo terapêutico. Mas a psicanálise não é só a metapsicologia; ela possui um método clínico que, na História do Movimento Psicanalítico (1914), Freud caracterizou por quatro elementos, sendo assim é CORRETO afirmar que são: