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Um docente concebe o projeto “São Paulo tem histórias” e, em uma primeira etapa, apresenta aos alunos as três fontes a seguir.
I. Foto do Mosteiro da Luz (São Paulo,1862). Imagem associada para resolução da questão

II. Foto do Mosteiro da Luz, atual Museu de Arte Sacra (São Paulo,2016). Imagem associada para resolução da questão
III. “Muitas cidades brasileiras podem contar na sua arquitetura ou na organização de seus espaços as histórias que estruturaram a cidade como é hoje, considerando tanto os traçados espontâneos, os movimentos sociais de ocupação e recriação das paisagens, como também as heranças deixadas aqui de projetos de intervenções. Questões históricas e, também, contemporâneas contribuem, assim, para um melhor entendimento da cidade onde vivemos”.
TERRA, Antônia. História das cidades brasileiras. São Paulo: Melhoramentos, 2012, p.51.
Com base nas fontes, assinale a afirmativa que identifica corretamente um objetivo desse projeto relacionado à construção dos conceitos de tempo e espaço.
Segundo a historiadora Maria Ligia Prado, “Varnhagen e von Martius, ideólogos do Império, escreveram a história oficial do Brasil, e defendiam a monarquia que se opunha às ‘repúblicas caóticas’ da parte espanhola. Dessa maneira, estava clara a diferença que se devia estabelecer entre ‘nós’ e ’eles’, entre o Brasil e os demais países da América do Sul, onde campeavam a desordem, a desunião e a fragmentação, todas alimentadas pelas ideias republicanas”.
Adaptado de PRADO, Maria Ligia. O Brasil e a distante América do Sul. In Revista de História,145,2001, p.131-2.
A respeito das diferentes trajetórias das nações latinoamericanas após suas independências, com base no trecho citado, é correto afirmar que
Observe a imagem a seguir: Imagem associada para resolução da questão
Negros de carro. Gravura de Jean Baptiste Debret (1834).

A gravura de Debret foi utilizada como atividade disparadora para sequência didática sobre escravidão urbana e racismo estrutural, na concepção de Silvio de Almeida.
A respeito dessa atividade, é possível afirmar que a gravura
Tu Tu Tu Tu Tu Tupi Todo mundo tem um pouco de índio dentro de si dentro de si Todo mundo fala língua de índio Tupi Guarani Tupi Guarani Maranhão, Maceió Macapá, Marajó Paraná, Paraíba Pernambuco, Piauí Jundiaí, Morumbi, Curitiba, Parati É tudo tupi Butantã, Tremembé, Tatuapé Tatuapé, Tatuapé quem sabe o que é que é? caminho do tatu.
Em sala, o docente de História utiliza trechos da música “Tu tu tu tupi”, de Hélio Ziskind, para abrir o debate sobre a presença da cultura dos povos originários na cidade de São Paulo.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente um objetivo diretamente relacionado ao tema proposto para o debate.
Leia a citação a seguir:
“20 de julho de 1955. Preparei a refeição matinal. Cada filho prefere uma coisa. Já que não posso dar aos meus filhos uma casa decente para residir, procuro lhe dar uma refeição condigna. Terminaram a refeição. Lavei os utensílios. Depois fui lavar roupas. Eu não tenho homem em casa. É só eu e meus filhos. Mas eu não pretendo relaxar. O meu sonho era andar bem limpinha, usar roupas de alto preço, residir numa casa confortável, mas não é possível. Eu não estou descontente com a profissão que exerço. Já habituei-me andar suja. Já faz oito anos que cato papel. O desgosto que tenho é residir em favela.”
Adaptado de JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática,2019.
Sobre o uso de testemunhos literários em sala de aula, estão corretas as afirmativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.