limpar filtros
Questões por página:
O Diabetes Melitus (DM) é uma síndrome metabólica caracterizada pela presença de hiperglicemia, com várias etiologias possíveis. A presença de DM na infância ou na adolescência sempre foi associada a um tipo único de DM, mas hoje sabe-se que muitas causas ocorrem nessa faixa etária.
No nosso meio, a causa mais prevalente, nessa faixa etária, é:
A cetoacidose diabética (CAD) representa a descompensação aguda mais grave em crianças e adolescentes diabéticos, a partir do desequilíbrio entre os níveis plasmáticos de insulina, com ação anabolizante, e os níveis dos hormônios contrarreguladores da insulina.
Sobre esses hormônios, assinale a alternativa que se refere corretamente aos efeitos da insulina.
Trata-se de doença infectocontagiosa de alta transmissibilidade do trato respiratório que é uma causa importante de tosse prolongada, com acessos súbitos de tossidas rápidas, curtas e em uma única expiração. O acesso de tosse pode ser seguido por vômitos e/ou por uma inspiração profunda que dá origem ao “guincho” característico.
Essa descrição, independentemente do estado vacinal da criança, corresponde ao quadro clínico da(s):
A Laringotraqueobronquite é a causa mais comum de obstrução de vias aéreas superiores em crianças, respondendo por 90% dos casos de estridor. A etiologia mais comum nesses casos, com tosse ladrante, rouquidão e estridor inspiratório.
Os principais agentes causais dessa doença em crianças em torno dos 2 anos de vida são:
Na avaliação da puberdade, costuma-se utilizar a avaliação das características das mamas e dos pelos púbicos nas meninas e das características dos genitais e dos pelos púbicos nos meninos.
Na avaliação das mamas, o estágio inicial ou estágio 1 é caracterizado por: