limpar filtros
Questões por página:
A Constituição Federal do Brasil de 1988 instituiu a Seguridade Social. Sobre a Seguridade Social brasileira pós-Constituição Federal de 1988, avalie as afirmativas:

I- O governo dos anos 1990 instituiu o Ministério da Seguridade Social incluindo de forma articulada a gestão do sistema Seguridade Social, composto pelas políticas de saúde, previdência e assistência social;
II- O governo dos anos 1990 instituiu o Conselho Nacional de Seguridade Social com participação do governo e da sociedade civil nas suas deliberações;
III- O governo dos anos de 1990 instituiu uma Seguridade Social fragmentada e setorialmente definida, com disputas das políticas de saúde, previdência e assistência social pelos orçamentos da Seguridade Social, com gestões que ocorreram separadamente em diferentes ministérios.

Marque a alternativa que apresenta APENAS afirmações CORRETAS sobre Seguridade Social no Brasil.
O Serviço Social é uma profissão que é demandada por diferentes instituições ou espaços socio-ocupacionais.

Marque APENAS a alternativa que corresponde a um espaço socio-ocupacional da profissão de Serviço Social.
As políticas sociais com centralidade na família no Brasil são apontadas pela literatura crítica no Serviço Social como ainda familistas, apesar dos avanços com a Constituição Federal de 1988 ao instituir a Seguridade Social.

Qual dentre os conceitos abaixo se refere ao familismo?
O Código de Ética do/a Assistente Social atual define princípios, direitos, deveres e responsabilidades das entidades que defendem a profissão e fiscalizam-na.

Marque APENAS a alternativa que constitui um direito dos/as assistentes sociais no Brasil.
A crise cíclica do capital em contexto mundial enseja a busca de saídas que aprofundam e dão legitimidade às ideias neoliberais.
Fonte: LAURELL, Asa Cristina (org.). Estado e Políticas Sociais no neoliberalismo. Revisão técnica de Amélia Cohn; Tradução de Rodrigo Léon Contrera.3ª Ed. São Paulo: Cortez,2002.

Sobre o neoliberalismo, avalie as afirmações.

I- A crítica neoliberal do Estado de bem-estar social é centrada em oposição àqueles elementos da política social que implicam desmercantilização, solidariedade social e coletivismo.
II- Ataca e condena os direitos sociais, o universalismo, a dissociação entre benefícios e contribuições trabalhista, além da administração pública de serviços.
III- Sustentam que o bem-estar social deve ter responsabilidades divididas entre provedores privados - como o mercado, as famílias e organizações não-governamentais - e provedor estatal para os estritamente pobres.
IV- Defendem que o Estado deve intervir minimamente, no intuito de garantir um mínimo social para aliviar a pobreza e produzir serviços que os provedores privados não podem e não querem produzir.
V- Sustentam que as políticas sociais devem ser dispensadas em sua totalidade e que a superação da pobreza seja estritamente pelo trabalho.

Marque a alternativa que apresenta APENAS afirmações CORRETAS.