limpar filtros
Questões por página:
Até meados do século XX, o Piauí tinha sua pauta de exportação baseada principalmente nos produtos advindos do extrativismo vegetal e uma estrutura econômica que convergia para o mercado internacional. Essa dependência em relação ao exterior se converteu em fragilidade do ponto de vista da ampliação dos mercados e, depois, em situação de estagnação.
No entanto, na segunda metade do século XX, verifica-se no Piauí
Com a modernização contemporânea, todos os lugares se mundializam. Mas há lugares globais simples e lugares globais complexos. Nos primeiros, apenas alguns vetores da modernidade atual se instalam. Nos lugares complexos, que geralmente coincidem com as metrópoles, há profusão de vetores: desde os que diretamente representam as lógicas hegemônicas, até os que a elas se opõem. São vetores de todas as ordens, buscando finalidades diversas, às vezes externas, mas entrelaçadas pelo espaço comum. Por isso a cidade grande é um enorme espaço banal, o mais significativo dos lugares. Todos os capitais, todos os trabalhos, todas as técnicas e formas de organização podem aí se instalar, conviver, prosperar.
SANTOS, M. A natureza do espaço: tempo e técnica, razão e emoção. São Paulo: Edusp,2008.
A partir da compreensão do fragmento de texto e da organização dos espaços urbanos no Brasil na contemporaneidade, deduz-se que as metrópoles
As ligações aéreas no Brasil têm estrutura concentrada. No total de ligações,32 pares de cidades são responsáveis por pouco mais da metade dos passageiros transportados (50,2%), e o transporte de carga possui padrão semelhante, na mesma ordem de grandeza. Observe o mapa:
Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

O notável aumento do número de assentamentos rurais na década de 1990, conforme se verifica nos mapas, reflete um contexto político com importantes medidas em nível federal, resultando em mudanças significativas no campo brasileiro, momento em que há destaque para



As diretrizes gerais do Plano Nacional de Desenvolvimento de Juscelino Kubitschek – conhecido como 50 anos em 5 –, deixava bem clara a necessidade de acelerar o desenvolvimento econômico, como forma de transformar o país estruturalmente. O governo JK caracterizou-se pelo empenho do setor público em uma explícita política de desenvolvimento e crescimento. Todas as ocorrências dos anos precedentes na economia brasileira – crise de 1929, crise do modelo agroexportador e Segunda Guerra Mundial – ajudaram a elaborar o Plano de Metas, que representou o mais completo plano e coerente conjunto de investimentos até então planejados na economia. O Plano foi elaborado com base nos estudos feitos pelo BNDES, que visava superar os pontos de estrangulamento que impediam a evolução da economia.
Fonte: BRAGA, F.L.P. Fundamentos da economia brasileira: Plano de Metas de JK e o comportamento da economia brasileira durante o regime militar e a década de 1970: o ciclo da crise, milagre e crise financeira. Fortaleza: FGF,2012. (Adaptado)
O Plano de Metas, que visava a acelerar o desenvolvimento econômico do Brasil, conforme explicita o texto, produziu consequências no meio geográfico brasileiro, como